🖤🎥 🎞️ 😭 📽️🎬🖤
✝️ LUTO 🖤 Um dia triste para a história da sétima arte, morreu hoje, 16 de janeiro de 2023, aos 95 anos, a atriz italiana GINA LOLLOBRIGIDA, considerada uma das maiores estrelas europeias do cinema e símbolo sexual nos anos 50. O anúncio foi feito pela agência de notícias Ansa.
Luigia Lollobrigida (nome de batismo dela) nasceu em Subiaco (Lácio) na periferia de Roma, no dia 4 de julho de 1927. Era filha de um fabricante de móveis. Transferiu-se para Roma, a fim de estudar no Instituto de Belas Artes. Ali, para manter-se, posa como modelo fotográfica e participa do concurso de Miss Itália, classificando-se em terceiro lugar.
Inicia nesta época sua carreira cinematográfica (aos 18 anos), fazendo pequenas figurações em filmes populares do pós-guerra, chamados em italiano de film operetta.
Dos filmes europeus “A mulher mais bela do mundo” (França/Itália,1955) e “O corcunda de Notre Dame” (Itália, 1956), que ratificaram a beleza inegável, a produções da era de outro de Hollywood, Gina teve um uma filmografia extensa, com indicações ao Globo de Ouro em diferentes épocas por trabalhos na TV e no cinema estadunidenses.
Foi nos finais da época áurea de Hollywood, sobretudo nas décadas de 1950 e 60, que se consagrou como atriz de renome, em filmes como “Nossa Senhora de Paris” (1956), “Idílio em Setembro” (1961), “Salomão e a Rainha de Sabá” (1959) ou “Boa Noite, Sra. Campbell” (1968).
Em finais dos anos 70, tornou-se também fotojornalista, acumulando no seu currículo fotografias de Audrey Hepburn, Ella Fitzgerald ou Fidel Castro. Aventurou-se ainda na política, tendo disputado um lugar no Parlamento Europeu em 1999 e, mais tarde, em 2022, entrado na corrida para o Senado da República Italiana.
Chamada diversas vezes de "a mulher mais bonita do mundo", a atriz italiana Gina Lollobrigida deixou um legado icônico para os amantes da sétima arte e assim como brilhou nas telas de cinema de todo o mundo, a partir de hoje brilhará também na plêiade dos gigantes do cinema que já não estão entre nós, como Federico Fellini e Franco Zeffirelli, também italinos como ela. 👏👏👏👏👏👏
#morreginalollobrigida
#lutoporginalollobrigida
#adeusginalollobrigida
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre os cineastas brasileiros Breno Silveira e Arnaldo Jabor, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário