segunda-feira, 29 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 28.05.23 - Morre o Cartunista e Ilustrador RAL

🖤 📰 🖼🖌️ 👴 🖼🖌️ 🗞🖤

✝️ LUTO 🖤 Uma noite triste para a arte jornalística pernambucana: morreu ontem, dia 28 de maio, aos 71 anos, o cartunista, chargista e ilustrador Romildo Araújo Lima, mais conhecido por RAL, em decorrência de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa e para a qual não existe cura. A fala e a movimentação de RAL já vinha sendo afetada pela doença e ele não estava mais podendo trabalhar. Para ajudar no tratamento, o ilustrador criou uma loja virtual pelo WhatsApp para vender camisetas e canecas com artes feitas por ele.

RAL era de Arcoverde (PE) de nascimento e morava no Recife desde 1966, quando ainda era criança e passou a desenhar por influência do irmão, Rui, iniciando com desenhos de heróis de histórias em quadrinhos. RAL estudou jornalismo e ilustração na Unicap, no Recife, e na Escola Panamericana de Artes, em São Paulo.

Ao longo de sua trajetória profissional, trabalhou nos principais veículos de comunicação nas áreas da ilustração e diagramação, como o Diário de Pernambuco, a Folha de Pernambuco, o Jornal do Comércio e O Pasquim e foi um dos fundadores do escrachado Papa-Figo na década de 80, tendo entre seus colaboradores Bione, Lailson e Clériston, além de Jaguar, Nani, Pimentel, Amorim, Cervantes e Sávio Araújo. Ele ajudou a fundar o tabloide "A Xepa" em 1973.

Chegou a ser responsável pelo setor de arte da Prefeitura de Olinda ao longo de 25 anos e do Sindicato de Previdenciários de Pernambuco por 18. Como freelancer, fez projetos gráficos, ilustrou e diagramou vários livros, além de inúmeros  jornais para sindicatos  e associações.

O Sindicato de Jornalistas de Pernambuco emitiu uma nota lamentando o falecimento: "RAL lutou como um guerreiro. Graças à solidariedade de muita gente, que lhe ajudou através de uma loja virtual criada em 2022 para vender camisetas e canecas com artes feitas por ele, ele conseguiu arrecadar recursos para seu tratamento. Infelizmente, a doença venceu o talento, a competência e a força de vontade viver do grande RAL. Siga em paz e na luz! Neste momento de dor e consternação, manifestamos nossas profundas condolências aos seus familiares, amigos e colegas de profissão, desejando-lhes força para superar essa irreparável perda."

O velório foi realizado na manhã desta segunda-feira (29), na Funerária Batista, em Santo Amaro, Centro do Recife. O sepultamento foi realizado no cemitério Parque das Flores, às 14h30.

Sobre a arte de RAL, Ziraldo, outro mestre do cartum, comentou: "o desenho do Ral é primoroso – ele é um artista plástico. Ele tem um traço fino, leve, meio trágico, doloroso, dolorido, muito agressivo. Ele usa uma linha fina e tem sempre uns pontinhos pretos na inserção de suas linhas. Sempre um desenho muito cruel".

Em 2007, Ral foi homenageado na nona edição do Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco (FIHQ). A homenagem foi um momento de reconhecimento de uma carreira que acabou por marcar gerações seguintes de cartunistas, chargistas e ilustradores. RAL deixa este plano terrestre e passa a ser mais uma estrela na mesma plêiade onde brilham Henfil, Quino, Caruso, Elifas Andreato e tantos que durante anos fizeram nossa existência mais leve e divertida com sua arte de desenhar aquilo que pensamos, sentimos e desejamos. Um mestre que nunca será esquecido!  👏👏👏👏👏👏

#morreral
#lutoporral
#adeusral

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos dos textos adaptados para a postagem:

📰 Jornais Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco e Jornal do Commércio.
💻 "O gênio RAL pede ajuda com a sua arte", Site da Revista Intertelas - artigo de Urariano Mota.

👉 Para saber mais sobre outros gigantes e mestres da ilustração e do cartum, acesse:





⏳#muitahistoriapracontar⌛


HOJE NA HISTÓRIA - 29.05.23 - 27 Anos da Morte do Profeta Gentileza

💖🌻 🤝 👴 🤝 🌻💖

😓🖤 Num dia como hoje, 29 de maio, há 27 anos, morria em Mirandópolis (São Paulo) José Datrino, mais conhecido como PROFETA GENTILEZA ou JOSÉ AGRADECIDO, uma personalidade urbana do Rio de Janeiro, notoriamente conhecido por suas dezenas de inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária, onde andava com uma túnica branca e longa barba. Uma de suas filosofias de vida mais conhecidas, “Gentileza Gera Gentileza”, até se tornou inspiração para a criação de uma ONG em Mirandópolis/SP fundada amigos e parentes que admiravam a filosofia do profeta.

Durante a infância árdua, José Datrino lidava diretamente com animais e a terra para ajudar a família. O trabalho no campo o ensinou a amansar burros para o transporte de carga. Tempos depois, ele se dizia “amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento”. Por volta dos treze anos de idade, passou a ter premonições sobre sua missão na terra, na qual acreditava que um dia, depois de constituir família, deixaria tudo em prol de sua missão. Tal comportamento atípico causou preocupação em seus pais, que chegaram a suspeitar que o filho sofria de algum tipo de loucura, chegando a buscar ajuda em curandeiros espirituais.

No dia 17 de dezembro de 1961, ocorreu a Tragédia do Gran Circus Norte-Americano, considerada uma das maiores fatalidades em todo o mundo circense. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, sendo a maioria crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido “vozes astrais” que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio e plantou uma horta sobre as cinzas do circo em Niterói, onde por lá ficou por quatro anos e disseminou o sentido das palavras Agradecido e Gentileza. José Datrino se tornou um consolador voluntário, confortando familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar “José Agradecido”, ou “Profeta Gentileza”.

Após deixar o local que foi denominado “Paraíso Gentileza”, começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 era visto em ruas do Rio de Janeiro fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Em 29 de maio de 1996, aos 79 anos, faleceu em Mirandópolis, cidade de seus familiares, onde foi sepultado.

Com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismo e mais tarde foram pintados com tinta de cor cinza pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. A eliminação das inscrições foi criticada e posteriormente, a cidade do Rio de Janeiro ajudou a organizar o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo restaurar os murais das pilastras, que ela própria havia destruído antes. Em 2001, foi homenageado pela Escola de Samba GRES Acadêmicos do Grande Rio. Em sua homenagem a cantora Marisa Monte gravou a música "Gentileza". No Brasil, o "Dia da Gentileza" é comemorado em 29 de maio, data em que José Datrino, o profeta Gentileza, deixou o mundo material e partiu para a eternidade... 😞😓😥😢😭

#27anosdamortedoprofetagentileza
#historiadospersonagenspitorescosdoriodejaneiro
#saudadesdoprofetagentileza

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

✅ Fontes consultadas:

📚 50 Anos do Incêndio Circo. Terra.
📚 Guelman, Leonardo. Brasil Tempo de Gentileza.
📚 Guelman, Leonardo. O missionário saltimbanco, Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 29.05.23 - 64 Anos da Cantora Gretchen

🎶🎀 🎤 👩🏻 💄🎷👠

🎂🎉 Num dia como hoje, 29 de maio, nascia no Rio de Janeiro, há 64 anos, cantora, atriz, dançarina, apresentadora, empresária, youtuber e influencer brasileira, GRETCHEN, a eterna Rainha do Rebolado, do Bumbum e dos Memes! Com mais de 40 anos de carreira, a popularidade de Gretchen sobrevive ao tempo e gerações, sendo adorada pelos jovens por suas fotos expressivas que conquistaram a internet. Maria Odete Brito de Miranda de Souza (seu nome de batismo) iniciou sua carreira, em 1976, como crooner da orquestra do Maestro Zaccaro. Entre os anos de 1976 e 1978 fez parte do grupo As Melindrosas, junto com suas irmãs Sula e Yara e a amiga Paula e após começou sua carreira solo. Sua estreia na TV como cantora solo, se deu no programa Carlos Imperial da extinta Rede Tupi. Gretchen vendeu cerca de 15 milhões de discos durante mais de quatro décadas de carreira, consolidando-se como cantora sensual no gênero dance. Seus maiores sucessos são "Freak Le Boom Boom", "Melô do Piripipi" e "Conga La Conga". Gretchen também é compositora e autores como Roberto e Erasmo Carlos, Tim Maia, Jorge Ben Jor, Dalto e Claudio Rabello, também compuseram canções para que Gretchen gravasse. A fama online de Gretchen é tão estrondosa que rendeu a ela uma participação como estrela no clipe de “Swish Swish”, de Katy Pery, se apresentando no show dela, em 2018, no Estádio Allianz Park, em São Paulo, para um público de 48 mil pessoas! Gretchen mostra que ainda tem muito jogo de cintura e não é a Rainha do Rebolado à toa! 👏👏👏👏👏👏

#64anosdonascimentodegretchen
#historiadamusicapopularbrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Channel Brasil (adaptado).

⏳#muitahistoriapracontar⌛

domingo, 28 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 28.05.23 - 1 Ano da Tragédia de Jardim Monte Verde

⛈⚰☔ 🏘️ ☔⚰⛈

😓🖤 Num dia como hoje, 28 de maio, por volta das 7:00 h, há exatamente um ano, um deslizamento de barreira na comunidade de Jardim Monte Verde, na região limítrofe entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes, deixou um saldo de 47 mortos, dezenas de feridos e desabrigados. Só numa rua, a Serra e Souza, 11 pessoas de uma mesma família foram encontradas mortas, parentes de Luiz Estevão Aguiar. A tragédia ganhou destaque nos principais noticiários nacionais e chamou a atenção para um problema visível na periferia das grandes cidades: a ocupação de áreas de encosta de morros com risco eminente de desabamento.

O alto índice pluviométrico (popularmente grande quantidade de chuvas) que se abateu sobre Pernambuco entre o final de maio e começo de junho de 2022 foi provocado pelas "Ondas de Leste", áreas de "perturbação atmosférica" que se deslocam do continente africano para aquela região litorânea brasileira. Segundo dados da APAC – Agência Pernambucana de Águas e Clima – a média de chuvas atingiu acima de 60mm por hora ou 100mm em 24 horas, entre os dias 27 e 28 de maio, considerada altíssima para uma região de clima tropical úmido como é o litoral pernambucano.

Para resgatar os corpos das vítimas de Jardim Monte Verde, a subida até o morro foi parcialmente interditada para que os caminhões carregados de entulhos das residências destruídastivessem a passagem liberada. Policiais, Bombeiros e órgãos de trânsito formaram uma força taref com o auxílio de tratores, que retiravam o excesso de lama, e helicópteros que sobrevoavam a área. Sem efetivo suficiente do Corpo de Bombeiros ou da Defesa Civil para buscar pelos desaparecidos, agentes de limpeza, guardas municipais e os próprios moradores ajudaram no trabalho, sem uma coordenação responsável e sob risco de novos desabamentos.

Em várias áreas de Jardim Monte Verde ocorreram deslizamentos com mortes (rua da Capela, Quadra 44, escadaria Dois Carneiro Alto, dentre outros). Ao todo, em Pernambuco, durante os meses de maio e junho, 133 pessoas morreram (num curto espaço de 10 dias), entre elas 23 crianças, e milhares ficaram desabrigadas.

Apesar de estar numa região limítrofe entre duas grandes cidades, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Jardim Monte Verde é uma área pertencente ao Recife. Mesmo que próxima à fronteira do Jaboatão, a responsabilidade é da prefeitura da capital.

Ainda em 2022, no mês de fevereiro, 233 pessoas morreram devido a chuvas torrenciais e deslizamentos de terra em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Mais chuvas acometeriam o Estado da Bahia e de Alagoas, posteriormente.

Até hoje, famílias inteiras aguardam uma solução para o problema habitacional que afeta a comunidade. Muitos ainda vivem de aluguel com um auxílio que mal dá para pagar esta despesa. Para marcar um ano do desastre provocado pelas fortes chuvas que atingiu o bairro de Jardim Monte Verde, representantes de entidades comunitárias promoveram atos na última sexta-feira, dia 26.

Neste ano de 2023, a primeira vítima no estado foi o jovem Israel Campelo dos Santos, de 19 anos, em Olinda, de Águas Compridas, em 6 de fevereiro, bairro que tem promessa de “solução” atrasada pela prefeitura de Olinda, atualmente ocupada pelo Professor Lupércio (Solidariedade). Tragédias como a de Jardim Monte Verde evidenciam a falta de políticas habitacionais e a falta de políticas eficazes diante das mudanças climáticas. Afinal, ninguém escolhe morar em área de risco! Risco este que atinge principalmente a um grupo específico de raça e de classe social, o que evidencia um racismo ambiental, resultado da negligência histórica de governantes que só sabem subir os morros em época de eleições. 😒😠😤

#1anodatragediadejardimmonteverde
#historiadascalamidadespublicaspernambucanas
#historiaegeografiapernambucanas

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋 professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

📻 Agência Reuters
💻 Portais G1, Leia Já e Marco Zero
📰 Jornais Folha de Pernambuco e Jornal do Commércio

👉 Para saber mais sobre este assunto, leia as postagens publicadas em meu blog pessoal:




⏳#muitahistoriapracontar⌛

quinta-feira, 25 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 25 de Maio - Dia Mundial da África

💪🏾👩🏽‍🦱 🌍 👨🏾‍🦱💪

🇿🇦 O dia 25 de maio celebra-se como Dia de África. Há precisamente 60 anos que foi criada a Organização de Unidade Africana com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Um dia que recorda a luta pela independência contra a colonização europeia e também contra o regime do Apartheid, simbolizando o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.  

África apresenta 30.230.000 km² de extensão territorial, distribuídos em 54 países, sendo a Nigéria o mais populoso.  Em cinco desses países, fala-se português: Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola. A Guiné Equatorial também adotou o idioma.  

O maior país de África é a Argélia, enquanto as ilhas Seychelles são o país mais pequeno. O ponto mais alto da África é o Kilimanjaro (5895 m). O Lago Assal em Djibouti é o mais baixo (155 m abaixo do nível do mar). Em África encontram-se o maior Rio do Mundo, o Rio Nilo e o maior deserto do mundo, o Sahara. 

Trata-se do segundo continente com mais população do mundo e o continente ao qual pertence a grande parte da população desnutrida e onde se apresentam os maiores problemas sociais da atualidade. A África é uma das regiões mais diversas do mundo, em termos culturais, religiosos, étnicos, políticos e geográficos." 

Acredita-se que a África seja o berço da humanidade, com evidências de que foi o primeiro continente habitado por seres humanos. Ao longo da história, a África foi colonizada por várias potências europeias, incluindo espanhóis, portugueses e franceses. Durante esse período, muitos africanos foram arrancados de suas terras e levados como escravos para outras partes do mundo pelos colonizadores europeus. A colonização resultou na divisão arbitrária da África, ignorando a realidade e a identidade dos povos locais. Tribos com diferenças culturais foram agrupadas, seguindo os interesses dos colonizadores. Somente após a Segunda Guerra Mundial, as colónias africanas começaram a procurar a sua independência. 

No entanto, o continente ainda enfrenta diversos conflitos territoriais e religiosos, que refletem as tensões históricas e as complexidades políticas e étnicas da região. África continua a enfrentar desafios para alcançar a estabilidade e o desenvolvimento sustentável, enquanto busca a unidade e a superação das divisões do passado. Dos 30 países mais pobres do mundo, mais de 20 são africanos. Angola e África do Sul são os países com maior Produto Interno Bruto do continente. 💰💵💰

#diamundialdafrica
#historiaafricana
#geografiaafricana

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Perfil Antena 1 RTP

👉 Para saber mais sobre o Dia Mundial da África, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

quarta-feira, 24 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 24.05.23 - Morre Tina Turner - Rainha do Rock 'n' Rool

🎶🖤🎤🎸 👩🏾‍🦱  🪕🎤🖤🎶

✝️ LUTO 🖤 Umas das cantoras mais icônicas dos Estados Unidos, TINA TURNER morreu nesta quarta-feira, 24 de maio, aos 83 anos de idade. Durante sua carreira, ela se destacou como um dos maiores nomes do rock, do R&B e da música pop. De acordo com a Sky News, a morte da artista foi confirmada por seu agente: "Tina Turner, a 'Rainha do Rock'n Roll' morreu pacificamente hoje, aos 83 anos, após uma longa doença em sua casa em Kusnacht, perto de Zurique, na Suíça. Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo", diz o comunicado. Com sua incrível voz e performances eletrizantes, ela inspirou gerações de artistas e fãs ao redor do mundo.

Para além dos palcos de música, também participou de filmes de sucesso, como "Mad Max 3 – Além da Cúpula do Trovão" (1985), "O Último Grande Herói" (1993) e "Cocksucker Blues" (1972). Fora as produções de fantasia e ficção científica, Turner também teve sua história de vida contada em quatro filmes: "Tina" (1993) e (2021), "Tina Turner Rio" (1988) e "Tina Turner – One Last Time" (2000).

Tina Turner era, na verdade, o nome artístico da cantora. Nascida em família pobre dos Estados Unidos, Anna Mae Bullock foi abandonada pelos pais aos 15 anos. Para se sustentar, a artista cantava em boates e bares. Foi nesse meio que ela conheceu Ike Turner, com a banda The Kings of Rhythm, e logo se tornou vocalista. Pouco tempo depois, Tina e Ike se casaram e formaram uma dupla – que dominou o cenário do gênero de Soul na década de 1970.

O casamento de Ike e Tina, no entanto, é relembrado até hoje com uma série de polêmicas, sobretudo abuso e violência. O marido culpava Tina, segundo reportagens da época, pelo declínio da dupla. Foram vários os casos de agressão, violência e traições durante o casamento deles – Tina por vezes aparecia nos palcos com hematomas, inclusive nos olhos e lábios.

Dezoito anos após o casamento, a cantora de separou de Ike e propôs, na Justiça, todo o patrimônio em troca do sobrenome Turner. Ike morreu em 2007, de overdose de cocaína, e chegou a ganhar um Grammy de Melhor Álbum de Blues Tradicional no mesmo ano.

Após ceder todo o dinheiro para o ex-marido, Tina teve de recomeçar a carreira. Na época, morou com uma amiga e passou um bom tempo apenas na abertura de outros grandes artistas, como os Bee Gees.

Em 1980, já em carreira solo, ela mudou o gênero da música e, inspirada pelos Rolling Stones e David Bowie, acolheu o manto do rock. Nesta década, sua carreira teve uma grande ascensão: Tina lançou o álbum "Private dancer" (1984),com o hit "Whats love gotta do with it", que atingiu a marca de 10 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Tina também é conhecida por suas performances enérgicas no palco, com sua voz poderosa e sua presença magnética.

Ao longo de sua carreira, Tina Turner presenteou o mundo com hits atemporais, como "Proud Mary", "What's Love Got to Do with It" e "Simply the Best", tendo vencido oito Grammys competitivos por sua obra. Tina também é lembrada por sua marcante participação no cinema, especialmente em “Mad Max 3: além da cúpula do trovão” (1985), no qual roubou a cena do protagonista do título.

Considerada pela revista Rolling Stone como uma das "10 maiores artistas de todos os tempos", Tina vendeu mais de 100 milhões de cópias de discos no mundo todo. Suas turnês também estão entre as maiores bilheterias da história. Em 1988, levou 182 mil pessoas ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, show que entrou para o Guiness Book como o maior público para uma apresentação de artista solo da história. O show fazia parte da turnê Break Every Rule, para divulgar sexto álbum de da cantora, lançado dois anos antes.

Em 1986, a cantora lançou a biografia "Eu, Tina: A história da minha vida", com todos os detalhes da carreira como cantora e dos abusos do ex-marido. A biografia, anos mais tarde, se converteu no filme "Tina" (1993), estrelado por Angela Basset e Laurence Fishburne.

A cantora também teve lugar na história da teledramaturgia brasileira, embalando temas de vários personagens em novelas. A primeira canção da artista em um disco de trilha sonora de uma trama foi "Let's stay together", tema do protagonista Thiago (José Wilker), que abria o LP de "Transas e caretas — Internacional", lançado em 1984.

Nos últimos anos de vida, a cantora tratou uma série de doenças, como câncer, um infarto e até uma parada renal.

Tina Turner é uma lenda da música que, ao longo de sua vida, superou obstáculos e dedicou-se à sua arte com paixão e excelência. Seu legado musical é um presente que continuará a emocionar e inspirar pessoas por muitas décadas. Agradecemos a Tina Turner por sua contribuição para a verdadeira música de qualidade e por ser um exemplo de perseverança e talento. Certamente um ícone que fez história e fará muita falta! 😞😓😥😢😭

#morretinaturner
#lutoportinaturner
#adeusrinaturner

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1, UOL e Antena 1 RPT
📺 Canal History Channel Brasil

👉 Para saber mais sobre Rita Lee, outro ícone do rock que nos deixou recentemente, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 24.03.23 - 157 Anos da Batalha de Tuiuti

😠 🇧🇷 ⚔️ 🇵🇾 😤

💣💥 Em 24 de maio de 1866, portanto há 157 anos, ocorreu a maior e mais sangrenta batalha da América do Sul: a BATALHA DE TUIUTI. É até os dias atuais a maior e mais sangrenta batalha já travada na América do Sul. A luta começou às 11 horas daquele dia e se estendeu por seis horas, praticamente definindo o rumo do conflito. O cenário de guerra foi uma região pantanosa, arenosa e de difícil locomoção no sudoeste do Paraguai (confluência dos rios Paraná e Paraguai). A Batalha do Tuiuti fez parte da Guerra do Paraguai, conflito travado entre a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) e o exército paraguaio. Em abril de 1866, o Paraguai foi invadido e a segunda fase da guerra, iniciada em 1864, teve início. O exército dos aliados com 55 mil homens estabeleceu um quartel-general em Tuiuti, onde 32 mil soldados acamparam, e decidiu atacar as defesas paraguaias. O ditador paraguaio Francisco Solano López soube da intenção dos invasores e decidiu antecipar o ataque. Apesar do exército dos aliados ser pego completamente de surpresa, sua superioridade em números levou-os à vitória. O Paraguai perdeu quase metade de seu exército entre mortos e feridos gravemente. Os aliados tiveram 4.000 baixas. A vitória em Tuiuti é considerada uma das maiores atuações do Exército brasileiro e foi tão importante que por muitos anos o Dia do Exército foi comemorado nessa data. Em 24 de maio, também é comemorado o Dia da Infantaria, por ser o aniversário de seu patrono, o brigadeiro Antônio de Sampaio, nascido no Ceará em 1810. Ele liderou essa força durante a batalha de Tuiuti. Hoje, o campo de batalha, zona rural no extremo sul do Paraguai, repousa em paz. ✝️ ⚰️ ✝️

#157anosdabatalhadotuiuti
#historiadaguerradoparaguai

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Channel Brasil (adaptado) 

⏳#muitahistoriapracontar⌛

terça-feira, 23 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 23.05.23 - 201 Anos da Bernarda de Francisco Inácio

💣⚔️⚜️ 👱🏼‍♂️ ⚜️⚔️💣

💣💥 Num dia como hoje, 23 de maio, há 201 anos explodia na capital da província de São Paulo uma revolta local que ficou conhecida como BERNARDA DE FRANCISCO IGNÁCIO, cujas causas estão ligadas à divergência entre os membros da junta do governo provisório, conservadores e liberais, que desde 1821 dirigiam os destinos da Província de São Paulo.

A situação vinha se agravando há muito. Em 10 de maio de 1822, o príncipe regente requisitou ao presidente da junta do governo provisório de São Paulo, João Carlos Oeynhausen Grevembourg, que fosse ao seu encontro na Corte, na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo dia, foi nomeado governador das Armas o marechal de campo José Arouche de Toledo Rendon. Na ausência do presidente da junta, ligado aos conservadores, assumiria Martim Francisco Ribeiro de Andrada, secretário do Interior e Fazenda, da corrente política divergente (liberal).

Francisco Ignácio de Souza Queiroz, também membro do governo provisório, instigou a população a não permitir a partida de Oeynhausen, criando um impasse. A Câmara, que deveria destituir Martim Francisco e o brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, vogal pelo Comércio na junta, recusou-se a fazê-lo e a população, inconformada, invadiu o prédio obrigando os vereadores a demitir os dois. Preso, Martim Francisco foi levado para o Rio de Janeiro e o brigadeiro Jordão para Santos. João Carlos Oeynhausen permaneceu no cargo de presidente, não cumprindo a ordem de D. Pedro de ir para a Corte.

Rendon, impossibilitado de assumir o cargo de governador das Armas, recebeu determinação do ministro da Guerra para destituir o presidente da junta e assumir, com a ajuda do corpo de artilharia de Santos e de dois corpos de milicianos, enviados do Rio de Janeiro. Sendo assim, foi determinado que lhe entregassem 10 mil cartuchos de espingarda e 2 mil de pistola.

No dia 25 de maio, D. Pedro expediu decreto "para dar pronto remédio a tais desordens e atentados que diariamente vão crescendo" e destituiu o governo da Província paulista. Determinou ainda eleições para deputados à Assembleia Geral e Constituinte e a "nomeação de um governo provisório legítimo". Uma carta da mesma data ordenou aos membros da junta governativa de São Paulo que dessem pronta e fiel execução às ordens do príncipe regente.

As tropas, vindas de Santos, foram hostilizadas pela população paulistana, e o comandante marechal Cândido Xavier de Almeida e Sousa resolveu recuar e aguardar os acontecimentos. Em 24 de julho de 1822, com a desistência do marechal Rendon de tomar posse, a nomeação do próprio Xavier de Almeida para esse cargo e com o retorno das tropas para Santos, a situação na capital normalizou-se.

Em razão desses fatos, o príncipe regente D. Pedro, resolveu vir à cidade de São Paulo e à de Santos, a fim de apaziguar os ânimos. Foi nessa viagem que ele, influenciado pela sua esposa Maria Leopoldina e por José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, decidiu (quase) às margens do Ipiranga dar o famoso Grito de Independência do Brasil. 👊 🇧🇷 👊

#201anosdabernardadefranciscoignacio
#conflitoslocaisnobrasilcolonial
#independenciadobrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋 professor e historiador.

📖 Fonte consultada:

🖱 Site da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - ALESP

👉 Para saber mais sobre a Bernarda de Francisco Ignácio, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

segunda-feira, 22 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 22.05.23 - 138 Anos da Morte de Victor Hugo

🖤 🇫🇷 📖✍️ 👴 📖✍️  🇫🇷 🖤

😓🖤 Num dia como hoje, 22 de maio, há 138 anos, morria em Paris, de congestão pulmonar, aos 83 anos, um dos principais nomes do romantismo francês: VICTOR HUGO, que também foi poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país (foi senador e deputado). Victor Hugo sobressaiu-se também no campo político e social. Lutou contra a pena de morte, pela paz, pela condição feminina, denunciou o clero. Reconhecido em vida pelos seus pares e pelo povo como o grande escritor de seu tempo.

Victor-Marie Hugo nasceu em 26 de Fevereiro de 1802 em Besançon, sendo o mais novo de três irmãos. O seu pai era general do Império Napoleónico. Mas foi a sua mãe, em particular, que o educou. Ainda no liceu, Hugo parecia já ter uma ideia bem precisa do seu futuro. Aos 14 anos escreveu: “Quero ser como Chateaubriand ou nada.” A sua inspiração, François-René de Chateaubriand foi um escritor que se imortalizou pela magnífica obra literária pré-romântica. É notado pelo rei Luis XVIII que lhe manda pagar uma pensão.

Em 12 de Outubro de 1822 casa-se com Adele Foucher, uma amiga de infância, com quem teve cinco filhos. Hugo junta-se a alguns escritores e formam o grupo Cenáculo. Este círculo de jovens autores seria o foco do romantismo. Em 1827, publica a peça Cromwell. O prefácio anuncia claramente a sua vontade de romper com as regras clássicas – unidade de tempo, de lugar e de acção. Aos 27 anos, Hugo apresenta uma nova peça, Hernâni, na Comédie-Française. 

Os partidários do classicismo mostram-se ofendidos uma vez que a regra das três unidades não fora respeitada. O confronto entre os românticos e os clássicos é violento. Travariam a mesma batalha a cada representação deHernâni. Hugo torna-se o cão de fila da escola romântica, em companhia de Gérard de Nerval e Théophile Gautier.

Em 1828, surgem os Orientais e o Último Dia de um Condenado. Em 1831, publica o seu primeiro romance histórico, O Corcunda de Notre Dame, que celebrizou as personagens Quasimodo e a cigana Esmeralda. Desde o lançamento, a obra conheceu um extraordinário sucesso. O público romântico apreciou sobremaneira o universo da Idade Média recriado magistralmente por Hugo.

Em Fevereiro de 1833, é levada ao palco a primeira representação da sua Lucrécia Bórgia. Entre os atores encontrava-se Julie Drouet, por quem Hugo se apaixona. Essa história de amor duraria cinquenta anos. Em 1841, é eleito para a Academia Francesa de Letras. A sua filha primogénita, Léopoldine, morre jovem em 1843. Esta tragédia afeta-o profundamente e muitos creem que foi o acontecimento que o levou para a política.

É eleito pelo Partido Republicano, deputado à Assembleia Constituinte de 1848. Condena asperamente o Golpe de Estado de 2 de Dezembro de 1851 do príncipe Luís Napoleão, sobrinho de Napoleão Bonaparte, a quem cognominava  ‘Napoleão, o Pequeno’ em contraposição a Bonaparte que chamava  ‘Napoleão, o Grande’.

Durante seu exílio na ilha Jersey entre 1851 e 1855, Victor Hugo participou de inúmeras sessões espíritas defendendo-a. Hugo aproveita esse período exilado para compor poemas que reúne em Les Châtiments (1853) e Contemplações (1856). Em 1862, conclui Os Miseráveis, que obtém estrondoso sucesso de público e crítica e que torna imortais personagens como o trabalhador Jean Valjean e o chefe de polícia Javert.

Com a proclamação da República em 1870, Hugo regressa a Paris. Encarna aos olhos do povo a resistência republicana ao Segundo Império. Em 8 de Fevereiro de 1871, é eleito para deputado e, em 1876, senador. Uma de suas primeiras intervenções é a defesa em favor da amnistia aos ‘communards’ da Comuna de Paris. Quando completou 80 anos, uma multidão estimada em 600 mil pessoas desfilou diante das suas janelas na Place Vendome.

De acordo com seu último desejo, seu corpo é depositado em um caixão humilde que é enterrado no Panthéon, templo onde estão os restos mortais dos heróis nacionais franceses. Tendo ficado vários dias exposto sob o Arco do Triunfo, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas foram lhe prestar uma última homenagem. No final de seu testamento, o escritor escreveu: "Deixo cinquenta mil francos aos pobres. Desejo ser levado para o cemitério na sua carreta. Recuso a oração de qualquer igreja; peço uma oração a todas as almas. Creio em Deus. Victor Hugo".

Victor Hugo usou sua escrita para defender os valores humanitários, combater as injustiças sociais e lutar pelo fim da pena de morte. Seus livros e peças viraram filmes e musicais. Seus personagens expressam desde o sofrimento amoroso, até o exagero sentimental, e passam pela defesa da liberdade. Sem exagero pode-se dizer que foi um dos maiores escritores da literatura no século XIX. Um gênio por excelência na arte da escrita! 👏👏👏👏👏👏

#138anosdamortedevictorhugo
#historiadaliteraturamundial
#grandesescritoresfranceses

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🖱️ Site Opera Mundi
🖱️ Site Português.Com.Br

👉 Para saber mais sobre Alexandre Dumas, outro escritor francês, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

sábado, 20 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 20.05.23 - 143 Anos da Morte de Ana Néri

❤💉🩸 👩‍⚕ 🩺🔬❤

😓🖤 Num dia como hoje, 20 de maio, morria há 143 anos, no Rio de Janeiro, ANA NÉRI, pioneira da enfermagem no Brasil. Pela ajuda prestada aos feridos brasileiros durante a guerra do Paraguai recebeu do exército o título de “Mãe dos Brasileiros”, pois foi a primeira mulher enfermeira que não fazia parte de alguma ordem religiosa contratada pelo exército. A primeira escola de enfermagem brasileira leva o seu nome.

Ana Justina Ferreira nasceu no dia 13 de dezembro de 1814 em Cachoeira, na Bahia, vinda de uma família econômica e socialmente bem posicionada. Casou-se com o oficial de marinha Isidoro Antônio Néri. O casal teve três filhos: Justiniano, Isidoro e Pedro. Viúva aos 29 anos, com o mais velho com 5 anos e o mais novo 2 incompletos, acabou por mudar-se para Salvador em busca de melhor educação e colocação social para seus filhos. Os dois primeiros ingressam na faculdade de medicina, e o mais novo foi posteriormente enviado para a Escola Militar, no Rio de Janeiro.

Com a eclosão da Guerra do Paraguai, Ana Néri pediu ao governador da Bahia para que pudesse seguir para o conflito junto com os filhos para poder oferecer seus seriços em hospitais no Rio Grande do Sul ou onde eles fossem necessários, para satisfazer "ao mesmo tempo os impulso se de mãe, e os deveres da humanidade para com aqueles que ora sacrificam suas vidas".

Junto ao irmão, o tenente-coronel Joaquim Maurício Ferreira, embarcou em agosto para o Sul. Ao longo de cinco anos, seguiu o exército nas campanhas de Curupaiti, Humaitá, Assunção, Cerro Corá e Corrientes. Antes, porém, de se estabelecer em hospitais de campanha, teria sido treinada pelas Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo e feito um estágio em Salto, na Argentina.

Além de atuar em hospitais improvisados próximos aos campos de batalha, ela montou com seu filho Isidoro, médico, um corpo de saúde do Exército em sua casa em Assunção, no Paraguai, onde atendia pacientes. Perdeu na guerra o seu filho Justiniano e mais um sobrinho. Em 1871, com o fim da guerra, retornou para o Brasil, levando consigo três crianças adotadas, filhos de soldados desaparecidos nas lutas, e os educou como seus filhos, conforme escreveu Semira Adler Vainsencher, pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco.

De passagem pelo Rio de Janeiro, em direção à Bahia, recebeu diversas demonstrações sociais de apreço pelos seus serviços, assim como ao chegar em sua província natal. Recebeu do governo pelos serviços prestados uma condecoração e um soldo anual. Terminou seus dias no Rio de Janeiro junto a um de seus filhos que ali servia, falecendo em 20 de maio de 1880, aos 65 anos de idade. Até hoje, ela é lembrada como exemplo de dedicação e virtude no segmento da enfermagem brasileira. 👏👏👏👏👏👏

#143anosdamortedeananeri
#historiadaenfermagemnobrasil
#AnaNeriMaedosBrasileiros

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📝 Fonte consultada: REZZUTTI, Paulo. Mulheres do Brasil, a história não contada. LeYa Brasil

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 20.05.23 - 189 Anos da Morte do Marquês de La Fayette

🇫🇷💣💥 🤨 🔥💣🇺🇸

⚜⚔ Num dia como hoje, 20 de maio, morria há 189 anos, em Paris (França), o MARQUÊS DE LA FAYETTE, que ficou conhecido como o "Herói dos Dois Mundos, por ter participado de duas grandes revoluções do século XVIII – a Guerra da Independência Americana (contra o Império Britânico) e a Revolução Francesa. Após seu envolvimento com a Independência norte-americana, ele se tornou amigo próximo de George Washington, Alexander Hamilton e Thomas Jefferson. Além disso, Lafayette foi uma figura chave (general do exército revolucionário) na Revolução Francesa de 1789 e na Revolução de Julho de 1830, bem como membro da Assembleia Nacional e comandante da Guarda Nacional de Paris.

Gilbert du Motier, Marquês de La Fayette (nome completo Marie-Joseph Paul Yves Roch Gilbert du Motier), conhecido como La Fayette ou Lafayette, nasceu no Château de Chavaniac-Lafayette, departamento de Haute-Loire, região de Auvergne; em 6 de setembro de 1757. Foi militar, aristocrata e político.

La Fayette acabou se tornando uma pessoa importante tanto na Revolução Francesa quanto na Revolução de Julho de 1830, que levou ao poder na França o rei Luís Filipe. Como soldado da Revolução Francesa, não se ajustou em nenhuma facção. Foi nomeado comandante-chefe da Guarda Nacional Francesa, mas desentendeu-se com Luís XVI e impediu a fuga do monarca. Durante os conflitos, ordenou que a tropa disparasse contra os manifestantes sendo então perseguido pelos jacobinos. Depois, ao discordar dos republicanos, fugiu para a Holanda. Chegou a ser preso pelos austríacos, quando passou cinco anos na prisão.

Voltou à França em 1815, na reestruturação da monarquia, e integrou as fileiras da oposição. Em 1824, convidado pelo presidente James Monroe, foi para os Estados Unidos, quando visitou os diversos Estados. Em 1830 participou da Terceira Revolução que contribuiu com a queda de Carlos X e a ascensão ao trono de Luís Filipe. Ligou-se à oposição, votando ao lado dela até sua morte.

Durante o seu período no exílio, D. Pedro I foi apresentado a La Fayette pela rainha Maria Amélia da França, esposa do rei Luís Filipe e tia da imperatriz Leopoldina. D. Pedro I, que sempre admirou La Fayette, portou-se como um fã, cobrindo o velho militar de elogios.

La Fayette acabou por se tornar um dos principais aliados de D. Pedro I no seu propósito de tirar d. Miguel do trono de Portugal, reinstalar d. Maria II e dar novamente ao país uma constituição. Em 1832, D. Pedro I partiu de Paris para invadir Portugal. Na despedida, La Fayette lamentou que a idade não o deixasse seguir junto com d. Pedro, mas em seu lugar enviou o neto, como ajudante do ex-monarca.

Marquês de La Fayette faleceu em Paris, França, no dia 20 de maio de 1834, e encontra-se sepultado no Cemitério de Picpus, em Paris, debaixo de terra trazida da sepultura de George Washington, de Mount Vernon. 😞😓😥😢😭

#189anosdamortedelafayette
#historiadaindependenciadosestadosunidos
#historiadarevolucaofrancesa

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📝 Fontes consultadas: REZZUTTI, Paulo (perfil nas redes sociais) e site E-Biografia.

👉 Para saber mais sobre a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

quinta-feira, 18 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 18.05.23 - 6 Anos da Morte de Chris Cornell

🎶🖤🎤🎸🧑‍🦱 🪕🎤🖤🎶

😓🖤 Num dia como hoje, 18 de maio, há 6 anos, morria em Detroit (Michigan - EUA) o cantor, guitarrista e compositor norte-americano CHRIS CORNELL, considerado um dos fundadores do movimento grunge dos anos 1990. Um amigo do cantor encontrou o corpo de Cornell no banheiro de um hotel, após se apresentar em um show com o Soundgarden. Segundo o laudo médico, a causa da morte foi suicídio. Durante anos, Cornell lutou contra a depressão e a dependência química. Tinha apenas 52 anos quando se matou.

Nascido em Seattle, Cornell passou a se interessar pela música quando ainda era criança. A partir da infância ele teve aulas de piano e violão, além de aprender a tocar bateria. Em 1984 formou o Soundgarden, que se tornou a primeira banda grunge a ser contratada por uma grande gravadora. Paralelamente, Cornell gravou um álbum com membros do que viria a ser o Pearl Jam, em um projeto batizado de Temple of the Dog.

Com o fim do Soundgarden, em 1991, partiu para carreira solo, até aceitar o convite para se juntar ao Audioslave, banda formada pelos membros remanescentes do Rage Against The Machine após a saída do vocalista Zack de la Rocha. O primeiro álbum do grupo foi lançado em 2002 e se tornou um sucesso mundial, com sucessos como "Cochise" e "Like a Stone". Em 2007, Cornell deixou o grupo e voltou à carreira solo, à qual se dedicou até o fim da vida, além de retomar o Soundgarden.

Em 2016, ele compôs e gravou The Promisse, tema do filme homônimo (The Promise. EUA, 2016) protagonizado por Oscar Isaac, Charlotte Le Bon e Christian Bale, cujo enredo se passa durante o Genocídio Armênio durante a Primeira Guerra Mundial. Após o suícidio de Cornel, a família dele decidiu doar os rendimentos da canção para a International Rescue Committee, uma organização que cuida de refugiados de guerras e conflitos regionais.

Cornell ficou conhecido por seu papel como um dos arquitetos do movimento grunge e por seu alcance vocal de quase quatro oitavas, bem como sua poderosa técnica de cinto vocal. Ele lançou quatro álbuns de estúdio solo. O último deles foi "No One Sings Like You Anymore", gravado em 2016, mas lançado em 2020.

No dia 18 de maio de 2017, o frontman tirou a própria vida aos 52 anos. O último dia de vida de Chris Cornell, vocalista falecido há 6 anos, é descrito com detalhes no livro “Chris Cornell: A Biografia”, escrito pelo jornalista especializado em Rock Corbin Reiff. Semanas antes de cometer o suicídio, Cornell escreveu: "Eu sei como é estar deprimido. Por outro lado, também sei como é ter dinheiro, ter sucesso e ser independente, mas posso lhe dizer que dinheiro e sucesso nunca resolvem seus problemas..." 😞😓😥😢😭

#6anosdamortedechriscornell
#historiadorockinternacional
#SaudadesdeChrisCornell

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1 e RockZone!
📺 Canal History Channel do Brasil.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 18.05.23 - 50 Anos da Morte de Araceli Cabrera

🖤😭⚰️ 👧 ⚰️😭🖤

✝️ 🚓 Num dia como hoje, 18 de maio, há exatamente 50 anos, ocorreu um dos crimes mais horrendos da História brasileira. Estamos falando do assassinato da menina ARACELI CABRERA SÁNCHEZ CRESPO, nascida em em São Paulo, em 2 de julho de 1964, que foi raptada, drogada, estuprada e assassinada em Vitória (Espírito Santo), aos oito anos de idade. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado por ácido, com marcas de violência e abuso sexual reveladas por perícia legal. Apesar de três homens serem apontados como culpados, chegando a serem presos, não ficaram muito tempo na cadeia, sendo absolvidos do caso. Por isso nossa luta não pode parar para que a impunidade não prevaleça, e não tenhamos outros casos Araceli.

Em 18 de maio de 1973, uma sexta-feira, Araceli Cabrera deixou o colégio São Pedro, em Vitória (ES), mais cedo a pedido de sua mãe por conta do horário do ônibus que a levaria de volta para casa. Nunca mais retornou. Seu corpo foi encontrado seis dias depois em um matagal, nas proximidades do Hospital Infantil, desfigurado e em adiantado estado de decomposição. Começava um dos casos policiais de maior repercussão na história judicial brasileira, deflagrado em plena ditadura militar e marcado por uma mistura de elementos: boatos, pressões, omissões e denúncias de destruição de provas.

Após investigação conturbada, com os restos mortais de Araceli durante quase três anos no Serviço Médico Legal à espera de sepultamento, o Ministério Público denunciou três pessoas por envolvimento na morte da menina: Paulo Constanteen Helal, Dante Brito Michelini, conhecido como Dantinho, e o seu pai, Dante de Barros Michelini, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo.

Segundo a denúncia, Paulo e Dantinho “arquitetaram um plano diabólico para possuí-la sexualmente, usando de todos os recursos, mesmo se fosse necessário, sacrificá-la, como aconteceu”. Além da cobertura feita pelos veículos locais, as publicações nacionais e emissoras de rádio e televisão deram grande espaço ao crime. Chegou a ser tema de peça teatral, de romance reportagem e do programa Globo Repórter. Vale salientar que no decorrer das apurações do crime dezenas de pessoas morreram em circunstâncias misteriosas, o que sugere que houve tentativas de eliminar quem pudesse desvendar o caso Araceli.

Os principais "suspeitos", todos membros de tradicionais e influentes famílias do Espírito Santo, foram condenados pelo crime em 1980. Porém, em novo julgamento, em 1991, os réus foram absolvidos após uma série de controvérsias e de reexame do processo. Os acusados recorreram da decisão e o caso voltou a ser investigado. Na época, segundo a imprensa, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo anulou a sentença e o processo foi parar nas mãos do juiz Paulo Copolilo, que gastou cinco anos para estudar o processo. Na sentença de mais de 700 páginas, o juiz absolveu os acusados "por falta de provas".

No livro-reportagem "Aracelli, meu amor", lançado em 1976 e reeditado em anos posteriores, o escritor José Louzeiro (1932-2017) aprofundou as investigações sobre os fatos que culminaram com o assassinato da menina. O livro chegou a ser censurado durante a ditadura militar, por solicitação dos advogados dos acusados, cujas famílias mantinham relações com o aparato policial-militar. 

Por força da Lei nº 9.970/2000, o 18 de maio foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em razão dos crimes brutais que passaram à história como "O Caso Araceli". 

A violência sexual infantil é uma realidade no Brasil. A cada hora, mais de duas crianças sofrem algum tipo de violação. No entanto, muitos casos ainda não são denunciados. É importante que as pessoas denunciem para interromper a violência, proteger as crianças e os adolescentes e garantir uma plena assistência médica e psicológica. Disque 100 e denuncie, ou procure a delegacia de polícia. Essa luta é de todos nós.

#50anosdamortedearacelicabrera
#historiacriminalbrasileira
#dianacionalcontraabusodecriancaseadolescentes

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o caso Araceli Cabrera, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

domingo, 14 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 2° Domingo de Maio - Dia das Mães

❤ 👩🏻‍🦰 🎀 👩‍🦱 🎀 👵🏽 ❤

📅⌛ A celebração do Dia das Mães remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
 
Com o passar do tempo, a celebração foi crescendo e adquiriu lugar de destaque nas datas comemorativas, sendo festejada em quase todas as partes do mundo. É uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos e filhas pelas suas mães.

No século XVII, surgiu o Mothering Day na Inglaterra e, desde então, os operários passaram a ter esse dia de folga com o intuito de visitarem suas mães.

No início do Século XX, nos Estados Unidos, a celebração ganhou maior visibilidade a partir dos esforços de Anna Jarvis (1864-1948), uma jovem norte-americana que havia perdido sua mãe, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905. Ela valorizava as mulheres que exerciam a maternidade e até fundou um clube que realizava campanhas em prol das mães trabalhadoras e contra a mortalidade infantil.

Foi graças a Ana Jarvis que foi instituído um dia em comemoração às mães. Mas ficou desapontada ao perceber que o evento havia se tornado comercial, pois o seu principal objetivo era reunir mães e filhos e celebrar a presença materna. Nas suas palavras: “Não criei o dia das mães para ter lucro”. A verdade é que, em muitos países, a celebração é considerada uma das mais altas temporadas comerciais, depois do Natal.

Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data. Mas Anna não foi a primeira a sugerir a criação do Dia das Mães. Antes dela, em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz.

Em Portugal, a celebração chegou a fazer-se a 8 de dezembro, mas a data do primeiro dia de Maio vingou em homenagem à Virgem Maria. No Brasil, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio, assim como nos Estados Unidos, Japão e Itália. O primeiro dia das mães foi comemorado no Brasil em 12 de maio de 1918, por iniciativa da Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Entretanto, a data foi oficializada no Brasil em 1932, no governo de Getúlio Vargas. Mais tarde, em 1947, o Arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara, determinou que o dia fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica. No país, a data é muito popular e comemorada de diversas maneiras, como eventos especiais e atividades escolares.

Neste Dia das Mães, gostaríamos de parabenizar as mães, por todo o amor, carinho e dedicação que vocês têm pelos seus filhos. Ser mãe é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras do mundo. 👏👏🏼👏🏾👏👏🏼👏🏾

#diadasmaes
#historiadasdatascomemorativas
#mothersday

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

📻 Perfil da Rádio Antena 1 RTP
💻 Portal Toda a Matéria

📝 Leia o artigo de minha autoria sobre a importância das mães:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

sábado, 13 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 13.05.23 - 90 Anos do Nascimento de Waldick Soriano

🎶❤️🎤🎻 👴 🎷🎤❤️🎶

🎂🎉 Num dia como hoje, 13 de maio, há 90 anos nascia em Caetité, sertão da Bahia, o cantor e compositor WALDICK SORIANO, um dos mais polêmicos e marcantes artistas da história da MPB, durante os anos 1970. Seu nome tornou-se ícone da música brega, criticado pelos intelectuais e amado pelas plateias populares. 

Eurípedes Waldick Soriano foi peão, motorista de caminhão e garimpeiro de ametista até os 25 anos de idade. Nesse período, assistindo a filmes de faroeste, tornou-se admirador do personagem Durango Kid, do qual incorpou, em suas apresentações, a imagem de chapéu preto e da roupa preta, que adaptou para o paletó, à moda dos malandros de cabaré, complementando com o eterno óculos escuros. Foi para São Paulo em 1958, para tentar a a carreira de cantor, ou de artista de cinema, outro sonho que acalentava. Enquanto buscava oportunidades nas rádios, trabalhava como faxineiro, servente de pedreiro, motorista de caminhão e engraxate. 

Em 1960, grava o primeiro disco em 78 rpm, com os boleros “Quem és Tu?” e “Só Você”, de sua autoria, pela Gravadora Chantecler. Pela Copacabana, grava o LP Boleros Para Ouvir, Amar e Sonhar (1967), até chegar, nos anos 1970, à Continental, com os sucessos “Paixão de um Homem” e “Carta de Amor”.

A partir de 1972, integra o elenco da gravadora RCA Victor. Atua nos filmes Paixão de um Homem (1972) e O Poderoso Garanhão (1973). Grava a canção “Eu Não Sou Cachorro, Não”, que se torna referência do gênero brega. 

No início da década de 1980, grava álbuns dedicados a suas influências: o cubano Bienvenido Granda (1915-1983), a Orquestra Sonora Matancera e Roberto Carlos (1941). Seu último disco de canções inéditas Amei Demais (1995) é lançado pela RGE.

A partir de 2002, após o lançamento do livro Eu Não Sou Cachorro, Não, de Paulo César Araújo (1962), sua obra é revisitada. Em 2006, é homenageado no disco Eu Não Sou Cachorro, Mesmo, produção da Allegro Discos que reúne bandas independentes de rock  a um repertório popular dos anos 1970.

Em agosto de 2007, aos 74 anos, somando 84 discos gravados e mais de 500 composições, muitas conhecidas nacionalmente, a atriz Patrícia Pillar, seduzida pela história que tornou o artista uma lenda viva da consagração popular, lançou o CD e DVD “Waldick Soriano ao Vivo”, dos quais foi a idealizadora, assinando também a direção e a produção que também contou com Mariza Leão. O documentário Waldick Soriano – Sempre no Meu Coração é lançado em 2009, um ano após a morte do cantor (atualmente disponível no YouTube).

O registro é uma gravação de dois shows realizados por ele em Fortaleza, em novembro de 2006, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, o antigo Cine São Luiz, acompanhado do maestro Jota Moraes, com direção musical e produção de Patrícia Pillar e José Milton, um dos mais requisitados produtores do país.

Em 57 anos de carreira, deixou, além de obra reconhecida popularmente, um legado de milhares de admiradores e seguidores de seu estilo. Em 2009, teve os seus sucessos “Paixão de um homem” e “Eu não sou cachorro não” regravados pelo cantor Leonardo, no CD/DVD “Esse alguém sou eu”, lançado pela Universal Music.

Waldick Soriano viveu seus últimos anos em um apartamento alugado em Fortaleza, (CE), mudando-se para o Rio de Janeiro em abril de 2008, vindo a falecer alguns meses depois, no Hospital do Câncer de Vila Isabel, na zona norte carioca, em função de um câncer de próstata. Até hoje o rei do bolero brasileiro é lembrado pelos amantes de uma boa canção apaixonada e apaixonante, daquelas que rasgam o coração e fazem lembrar de grandes paixões. 🥺💔😭 

#90anosdonascimentodewaldicksoriano
#historiadamusicabrasileira
#waldicksorianoreidobolero

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Nélson Gonçalves, Wando e Nélson Ned, acesse:




⏳#muitahistoriapracontar⌛

sexta-feira, 12 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 12.05.23 - 15 Anos da Morte de Irena Sendler

🇦🇹 👶👧 🖤 👩‍⚕ 🖤 🧒👩 🇦🇹

✝️ LUTO 🖤 Num dia como hoje, 12 de maio, há 15 anos, morria em Varsóvia, na Polônia, IRENA SENDLER, enfermeira polonesa que infiltrou-se no Gueto de Varsóvia com documentos falsos e contrabandeou crianças judias para fora dos muros do gueto, salvando mais de 2500 crianças. Por seus feitos, ela ficou conhecida como o "Anjo do Gueto de Varsóvia". Irena viveu entre 1910-2008, e foi além de enfermeira, assistente social, bem como um membro da resistência polonesa que se opôs aos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Um dia ela foi capturada. Os fascistas bateram-lhe brutalmente, partiram-lhe as pernas e os braços. No entanto, ela sobreviveu. Irena manteve um registo dos nomes de todas as crianças que carregava, manteve as listas num frasco de vidro, enterradas debaixo de uma árvore no seu jardim. Depois da guerra, ele tentou encontrar todos os pais sobreviventes possíveis e reunir as famílias. Mas a maioria deles terminou suas vidas em câmaras de gás. As crianças que ela ajudou foram colocadas em orfanatos ou adotadas. O Corajoso Coração de Irena Sendler é um filme sobre sua vida e como ela arriscou a própria vida para ajudar crianças judias a escapar dos guetos durante a guerra. Sua história é definitivamente de coragem e determinação destemida para ajudar crianças presas e condenadas a uma morte certa. Por sua bravura em salvar crianças judias, ela recebeu o título de "Justo Entre as Nações" por Yad Vashem, e cidadania honorária pelo Estado de Israel. Em 2008 ela chegou a ser indicada ao prêmio Nobel da Paz, mas não lhe foi concedido (quem ganhou foi o ambientalista Al Gore). Irena Sendler morreu aos 98 anos em 15 de maio de 2008, portanto há 15 anos, coincidentemente no dia internacional da enfermagem. Sobre seus atos, a ativista afirmava, com nobreza: “Toda criança salva com a minha ajuda é a justificativa da minha existência na Terra, não um título para glorificar”. 👏👏👏👏👏👏

#15anosdamortedeirenasandler
#historiadasegundaguerramundial
#IrenaSandlerAnjodeVarsovia

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Irena Sendler, o Anjo do Gueto de Varsóvia, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

terça-feira, 9 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 08.05.23 - Morre Rita Lee - Rainha do Rock Brasileiro

🎶🖤🎤🎸 👩‍🦰  🪕🎤🖤🎶

✝️ LUTO 🖤 Os fãs do rock nacional amanheceram hoje com a triste notícia da morte de uma de suas maiores referências. Morreu na noite de ontem, 8 de maio de 2023, em São Paulo, a cantora e compositora RITA LEE, aos 75 anos. A artista faleceu em casa, cercada por familiares que emitiram a seguinte nota nas redes sociais: "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou". A cantora foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.

Rita Lee Jones de Carvalho nasceu no dia 31 de dezembro de 1947, na cidade de São Paulo. Filha mais nova de Romilda Padula e Charles Fenley Jones, descendentes de italianos e norte-americanos respectivamente. Rita começou a compor suas primeiras canções já na adolescência. Junto de alguns amigos, ela se apresentava em clubes e teve diferentes formações de grupos. Ao longo da carreira, ela conciliou o rock com baladas românticas, canções de bossa nova e outros estilos.

Com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias formou Os Bruxos. Por sugestão do cantor e apresentador Ronnie Von, eles mudam de nome para Os Mutantes e fazem sua estreia no programa de TV comandado por ele em outubro de 1966. No ano seguinte, a banda acompanhou Gilberto Gil no III Festival de Música Popular Brasileira da (TV Record) na apresentação da canção "Domingo no Parque", o que os alavancou ainda mais para o sucesso. Ao todo, Rita Lee gravou cinco discos com os Mutantes. Devido ao fim de seu casamento com Arnaldo e incompatibilidades artísticas com os rumos que a banda estava tomando, Rita foi expulsa dos Mutantes pelo próprio ex-marido. Entre as justificativas, ela alega que seus companheiros achavam que ela não tinha o virtuosismo necessário para tocar o rock progressivo, novo interesse da banda. 

Em 1973, Rita e a amiga Lúcia Turnbull formam a banda Tutti Frutti. Em 1975, eles lançam o disco Fruto Proibido, que contém os sucessos "Agora Só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow" e "Ovelha Negra", se tornou um clássico do rock brasileiro, vendendo mais de 200 mil cópias. Em 1976, Rita conheceu o músico Roberto de Carvalho, com quem começou um relacionamento amoroso, e que depois se incorpora à banda. Por toda a década de 1980, Rita e Roberto continuaram a gravar juntos e fazer sucesso.

No início de 2012, ela anunciou sua aposentadoria dos palcos devido à sua fragilidade física: "Me aposento dos shows, mas da música nunca", disse. No mesmo ano, lançou seu último álbum, Reza. Em 2016, lançou sua autobiografia (que se torna um best-seller). Entre 1986 e 2019 ela também escreveu sete livros infantis. Na TV, Rita participou de novelas da Globo como Top Model, Vamp, Celebridade e Ti Ti Ti e do sitcom Sai de Baixo. Ela também foi uma das apresentadoras do programa Saia Justa, do Multishow. Com Roberto de Carvalho, Rita Lee teve três filhos: Beto (1977), João (1979) e Antônio (1981).

Em 2021, ao realizar um exame de saúde de rotina, Rita foi diagnosticada com um tumor primário no pulmão esquerdo. a cantora enfrentou uma longa trajetória contra a doença publicamente. Em fevereiro de 2023, ela deixou o hospital e foi para casa ao lado da família. Na época, ela chegou a anunciar o lançamento de uma nova autobiografia, o que deixou os fãs animados com a novidade. A doença levou para sempre Rita Lee na noite de 8 de maio de 2023.

Rita Lee é a Rainha do Rock brasileiro, a mais debochada das feministas do país, uma das mais bem-sucedidas compositoras do pop em português, defensora de todas as liberdades e voz que não se limitou a estilos ou gerações, Rita Lee deixa biografia e obra, estas sim, imortais. Ela foi uma mulher excepcional e a frente do seu tempo. Corajosa, pioneira, inteligente, destemida, aguerrida… grandiosa! Seus fãs nunca se esquecerão das músicas que embalaram gerações e que fizeram centenas cantar a plenos pulmões refrões que ficaram conhecidos além das fronteiras do Brasil. Rita é incondicionalmente uma das cantoras mais icônicas do cancioneiro nacional. 👏👏👏👏👏👏

#morreritalee
#lutoporritalee
#adeusritalee

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1, R7, e UOL
📺 Canal History Channel Brasil

⏳#muitahistoriapracontar⌛

segunda-feira, 8 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 08.05.23 - 9 Anos da Morte de Jair Rodrigues

🎶🖤🎤🎸 🧑🏾‍🦱 🎷🎤🖤🎶

😓🖤 Num dia como hoje, 8 de maio, há 9 anos, morria repentinamente na sauna de sua casa, em Cotia, na Grande São Paulo, o cantor e compositor JAIR RODRIGUES, em decorrência de um infarto agudo do miocárdio, aos 75 anos. Considerado por muitos, o primeiro 'rapper' brasileiro, Jair conseguiu o status de precursor do gênero por ter lançado, ainda nos anos 1960, o samba "Deixa isso pra lá". Com versos mais declamados do que cantados, a música se tornou um de seus principais sucessos. A faixa ganhou popularidade também graças à sua coreografia com as mãos.

Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava, interior de São Paulo, em 6 de fevereiro de 1939. Durante a juventude, teve várias profissões, entre as quais engraxate, mecânico e pedreiro, até participar de um programa de calouros da Rádio Cultura e se classificar em primeiro lugar. A carreira musical de Jair Rodrigues começou quando ele se tornou crooner no meio da década de 1950 na cidade de São Carlos, lá chegando em 1954 e participando da noite são-carlense, que era intensa na época, também com participações na Rádio São Carlos como calouro e com apresentações, vivendo intensamente nessa cidade até o fim da década.

No início da década de 1960, ele foi tentar o sucesso na capital do estado e acabou por participar de programas de calouros na televisão. Com o lançamento do primeiro álbum em 1964, fez algum sucesso com o samba O morro não tem vez, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Porém, foi cantando em boates o samba Deixa isso pra lá, de Alberto Paz e Edson Menezes, que ele conseguiu um grande sucesso e gravou o seu segundo álbum ainda em 1964. Em 1965, Elis Regina e Jair Rodrigues fizeram muito sucesso com sua parceria em O Fino da Bossa, programa da TV Record, ainda nesse ano ele gravou “Tristeza”, que fez muito sucesso no carnaval.

Em 1966, o cantor participou e venceu o II Festival da Música Popular Brasileira, de 1966, com a canção Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, empatando com a música A Banda, de Chico Buarque. Conhecido por cantar sambas, Jair surpreendeu o público com uma linda interpretação da canção Disparada. A partir daquele momento, sua carreira decolou e seu talento assegurou décadas de sucesso ao cantor. Nesse período, o artista realizou turnês por Europa, Estados Unidos e Japão. Em 1971, gravou o samba-enredo Festa para um Rei Negro, da Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro.

Jair interpretou ainda sucessos sertanejos como O Menino da Porteira, Boi da Cara Preta e Majestade o Sabiá. Nas décadas seguintes, sua produção diminuiu de volume. Entretanto, Jair Rodrigues continuou conhecido por sua grande energia e sua alegria contagiante.

Neste ano de 2023 estreou nas salas de cinema o documentário "Jair Rodrigues – Deixem Que Digam", dirigido por Rubens Rewald, professor da ECA/USP na área de Dramaturgia Audiovisual. O documentário conta com imagens de arquivos e depoimentos de familiares, colegas de trabalho, especialistas em música e historiadores para construir o perfil musical e social do cantor. Amigo inseparável de Elis Regina, Jair Rodrigues deixou saudades, mas agora vai ficar eternizado no documentário que trata de sua vida, carreira e toda alegria que trouxe para o Brasil. 👏👏👏👏👏👏

#9anosdamortedejairrodrigues
#historiadamusicapopularbrasileira
#saudadesdejairrodrigues

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Elis Regina, grande amiga de Jair Rodrigues, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

domingo, 7 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 07.05.23 - Morre a Apresentadora Vovó Palmirinha

📺 🫕 👵 🥘 📺

✝️ LUTO 🖤 Um domingo triste para a História da TV Brasileira. Morreu hoje, 7 de maio de 2023, aos 91 anos, a VOVÓ PALMIRINHA, pioneira na apresentação de programas culinários no Brasil. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril em decorrência de problemas renais crônicos. Palmirinha ficou popularizada como uma simpática avó que demonstrava muito amor pela família e pela cozinha, e também viralizava pelas gafes cometidas enquanto cozinhava, mas sempre ganhou muito carinho das redes sociais.

Palmira da Silva Nery Onofre nasceu em Bauru, em 1931. Ela deu seus primeiros passos na TV nos anos 1990, quando foi descoberta pela apresentadora Ana Maria Braga, que então apresentava o programa Note e Anote, na TV Record. Posteriormente, em 1999, foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária, ficando à frente do programa por mais de onze anos. Depois, teve oportunidade de apresentar o seu “Programa da Palmirinha” no canal fechado Bem Simples/FOX Life que ficou no ar até 2015.

Fora das telinhas, ainda fez sucesso nas telonas, em 2017, com uma participação especial no “Internet: O Filme”. Seu último trabalho na TV foi em 2019 como jurada no reality Chef ao Pé do Ouvido, da GNT. Palmirinha sempre foi convidada e teve importantes participações nos principais programas das emissoras nacionais, como Programa do Jô, Mais Você, Altas Horas, Domingão do Huck, Conversa com Bial, The Noite, entre outros.

Palmirinha ficou popularizada como uma simpática avó que demonstrava muito amor pela família e pela cozinha, e também viralizava pelas gafes cometidas enquanto cozinhava, mas sempre ganhou muito carinho das redes sociais. Em 2019, ela foi a atração do programa Mais Você, na TV Globo, mais de 20 anos depois do início da parceria com Ana Maria Braga.

Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada. Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava. Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas três filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida. Palmirinha deixa três filhas/genros, seis netos e seis bisnetos e uma legião de fãs que ficarão saudosos das receitas da vovó mais amada da TV brasileira. 😞😓😥😢😭

#morrevovopalmirinha
#lutoporvovopalmirinha
#adeusvovopalmirinha

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

💻 Portais G1, R7, e UOL
📰 Sites dos Jornais Folha de São Paulo e O Globo

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 07.05.23 - 143 Anos da Morte do Duque de Caxias

🔰👨🏻‍✈️⚔️👩‍✈️⚔️👨🏽‍✈️🔰

😓🖤 Num dia como hoje, 7 de maio, morria aos 76 anos em Valença (Rio de Janeiro), Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como DUQUE DE CAXIAS (embora seu primeiro título tenha sido o de barão em 1841, o de duque só viria em 1869), militar brasileiro que participou de diversas lutas contra movimentos populares insurgentes como a Confederação do Equador de 1824 e a Balaiada de 1838. Caxias também lutou nas guerras pela independência do Brasil e na Guerra do Paraguai.

Caxias nasceu em 25 de agosto de 1803 na fazenda de São Paulo, no Taquaru, Vila de Porto da Estrela, na Capitania do Rio de Janeiro, quando o Brasil era Vice-Reino de Portugal. Hoje, é o local do Parque Histórico Duque de Caxias, no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Filho do Marechal de Campo Francisco de Lima e Silva e de D. Mariana Cândida de Oliveira Belo. O pai de Caxias foi a única pessoa que participou das duas regências trinas após a abdicação de D. Pedro I. Caxias seguiu a carreira paterna e aos quinze anos de idade, matriculou-se na Academia Real Militar, de onde egressou promovido a Tenente, em 1821, para servir no 1° Batalhão de Fuzileiros, Unidade de elite do Exército do Rei (1818).

A trajetória militar do Duque de Caxias é bem extensa, tem seu início em 3 de junho de 1823 quando o Batalhão do Imperador foi destacado para a Bahia, para participar das lutas pela Independência do Brasil. Caxias também esteve nas Guerras da Cisplatina, na Confederação do Equador, na Balaiada, na Guerra dos Farrapos, e na Guerra do Paraguai.

Caxias reprimiu com violência as manifestações sociais dos pobres e trabalhadores. Matou e mandou matar os insurgentes balaios do Maranhão, ameaçou bombardear Recife para forçar a rendição da Confederação do Equador, e juntamente com o Conde D'Eu praticou atrocidades contra os paraguaios na Guerra da Triple Aliança (Guerra do Paraguai). Fez acordos espúrios com Davi Canabarro (para acabar com a Revolução Farroupilha) que resultaram no massacre dos lanceiros negros em Porrongos em 14 de novembro de 1844.

Foi condecorado várias vezes, recebeu vários títulos de nobreza, é o patrono do Exército brasileiro e na data de seu nascimento se comemora o dia do soldado. Seu nome virou sinônimo de pessoa rígida, intransigente, e devota de suas obrigações laborais e está escrito no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria no no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves em Brasília. É também nome de uma cidade na baixada fluminense.

Caxias recebeu o título de pacificador, cuja justificativa era que ele conseguiu sufocar, um eufemismo para reprimir, as principais revoltas que ameaçavam o poder do imperador e da oligarquia esrcavista e latifundiária. Talvez seja porque não há lugar com mais paz do que os cemitérios. E foi para lá que o "pacificador" mandou seus opositores. ⚰️🕯️😭

#143anosdamortedoduquedecaxias
#historiadobrasilimperial
#historiadoexercitobrasileiro

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

sábado, 6 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 6 de Maio - Dia Nacional da Matemática

📖 1️⃣⏳2️⃣⌛3️⃣ 📖

📗📘📙 Cada povo conta a sua História. E a História é cheia de contas... Quando D. João veio (ou fugiu) para o Brasil trouxe consigo aproximadamente 15000 pessoas, que navegaram 54 dias numa esquadra portuguesa formada por 8 naus, 3 fragatas, 2 brigues, 1 escuna e 1 charrua, acompanhada por 4 naus inglesas e mais 30 navios mercantis. Ao chegar no Rio de Janeiro encontraram uma cidade com aproximadamente 60000 habitantes, sendo 20000 deles escravizados; aliás de cada 3 brasileiros, 2 eram escravizados. Da chegada de Pedro Álvares Cabral até a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves (que legalmente pôs fim à condição de colônia em nosso país) foram 315 anos – seriam mais 7 a frente para a emancipação definitiva – durante os quais o Brasil expandiu-se territorialmente para mais de 8 milhões de quilômetros quadrados, ao qual caberiam 93 vezes a capital portuguesa, Lisboa. Apesar do tamanho continental, o Brasil em 1821 acumulava uma dívida de 9800 contos de réis, cerca de 1,9 milhão de libras esterlinas (600 milhões de reais atuais), consequência da retirada do capital do Banco do Brasil por D. João VI quando ele voltou para Portugal, após 13 anos de permanência no Brasil. Do dia 9 de janeiro de 1822, quando D. Pedro após receber um abaixo-assinado com aproximadamente 8000 assinaturas decidiu ficar no Brasil, até o dia 7 de setembro de 1822, quando decidiu romper definitivamente com Lisboa às (quase) margens do riacho Ipiranga com uma comitiva de aproximadamente 40 pessoas, se passaram 241 dias. Contar Histórias sempre foi uma prerrogativa dos historiadores, mas quantificar, estabelecer estatísticas, calcular índices, formular tabelas, etc... isso é uma dádiva dos matemáticos! E hoje, aniversário de nascimento de Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan (128 anos), autor da obra "O Homem que Calculava", ficou sendo Dia Nacional da Matemática. História e Matemática que sempre dialogam entre si. Dizem que quem conta um conto, aumenta um ponto. E é nesse ponto que entra a pesquisa histórica para distinguir o que é História com H de Estória com E, separando ficção do que é imaginação. 📖✒️🧐

#dianacionaldamatematica
#historiaematematica

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...