Olá estudantes, professores, pesquisadores e amantes da ciência histórica. Neste blog vocês encontrarão as efemérides dos principais fatos históricos do Brasil e do mundo, sempre acompanhadas por um card-art produzido especialmente para a nossa rede de disseminação de conhecimento histórico pelas redes sociais. Bem vindos à esta jornada pelo passado, para que os feitos dos homens não se percam nas névoas do tempo.
domingo, 26 de novembro de 2023
HOJE NA HISTÓRIA - 26.11.23 - Morre o Africanista Alberto da Costa e Silva
sexta-feira, 24 de novembro de 2023
🔥😰 🚨 POSTAGENS SOBRE GRANDES INCÊNDIOS NO BRASIL 🚨😰🔥
HOJE NA HISTÓRIA - 24.11.23 - 32 Anos da Morte de Freddie Mercury
domingo, 19 de novembro de 2023
HOJE NA HISTÓRIA - 19.11.23 - Javier Milei é Eleito Presidente da Argentina
sexta-feira, 17 de novembro de 2023
HOJE NA HISTÓRIA - 17.11.23 - 120 Anos da Assinatura do Tratado de Petrópolis
quinta-feira, 16 de novembro de 2023
HOJE NA HISTÓRIA - 16.11.23 - 119 Anos da Revolta da Vacina
👮♂💉💪 😨 💉💪👮♂
💣💥😠 No início do século XX as ruas da cidade do Rio de Janeiro eram um amontoado de lixo, fezes jogadas pelas janelas e casebres amontoados, fazendo com que a o vírus da varíola, febre amarela e da peste bubônica, juntamente com ratos e mosquitos matassem milhares de pessoas anualmente.
Rodrigues Alves, iniciou a construção de grandes obras públicas como o alargamento de ruas, avenidas e derrubada de casas, sacrificando as camadas mais pobres da cidade, que foram desalojadas sendo obrigados a mudar-se para longe do trabalho e para os morros, incrementando a construção das favelas.
Nos morros para onde as populações se dirigiram existia uma planta muito utilizada no tratamento de inflamações em geral. “A favela” criando uma das origens do termo.
Para combater e auxiliar no extermínio dos ratos, o governo anunciou que pagaria a população por cada roedor que fosse entregue às autoridades. O resultado foi o surgimento de criadores tentando conseguir uma renda extra e devido a estas fraudes, o governo suspendeu a recompensa.
Num tempo onde as pessoas, principalmente as mulheres, se vestiam cobrindo todo o corpo, mostrar os braços para tomar vacina era visto como "imoral".
Agitadores incitavam a massa urbana a enfrentar os funcionários da Saúde Pública que, protegidos pelos policiais, invadiam as casas e vacinavam as pessoas à força. Os mais radicais pregavam a resistência à bala, alegando que o cidadão tinha o direito de preservar o próprio corpo e não aceitar aquele líquido desconhecido.
Em novembro de 1904 o centro do Rio de Janeiro foi transformado numa praça de guerra com bondes derrubados, edifícios depredados e muita confusão na Avenida Central. A revolta popular teve o apoio de militares e políticos contrários ao governo.
O movimento rebelde foi dominado pelo governo, que prendeu e enviou algumas pessoas para o Acre. Em seguida, a Lei da Vacina Obrigatória foi modificada, tornando facultativo o seu uso. 😒💉💪
#119anosdofinaldarevoltadavacina #guerraserevoltasbrasileiras #VacinasSalvamVidas
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋 professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre a Revolta da Vacina, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/11/hoje-na-historia-161121-117-anos-do.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛