🍁💫 ☀️ 🌎 ☀️ ✨🍁
🍂 O outono é a estação do ano que começa após o verão e que antecede o inverno. Por conta disso, ela é uma estação de transição. No Hemisfério Sul e, portanto, no Brasil, o outono tem início entre os dias 20 e 21 de março. Em 2024, o equinócio de outono aconteceu às 00h06 dessa Quarta Feira 20.03. A ocorrência do fenômeno do equinócio de outono marca a chegada dessa estação. O equinócio representa o momento em que os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a Linha do Equador, e a luminosidade se distribui de forma relativamente uniforme entre os hemisférios Norte e Sul.
No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno. O outono do Hemisfério Sul é chamado de "austral", enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por "outono boreal". No outono os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas.
A temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno. As folhas caem e chove com menos frequência. Além disso, a umidade do ar é inferior e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.
O outono apresenta diversas características próprias e só se manifesta mais acentuadamente nas regiões de clima temperado e subtropical. Nesses climas, ocorre a queda das folhas como característica mais marcante da estação. Essa queda só ocorre em plantas caducifólias (plantas que perdem a folhagem em um época do ano – no outono). Além disso, as plantas frutíferas tendem, nessa época do ano, a amadurecer seus frutos, sendo uma estação de muita produção de frutas.
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Inpe, o outono no Brasil tem características típicas da transição entre o verão e o inverno, com mudanças significativas nas condições temporais. Isso inclui: temperatura; umidade do ar; incidência de ventos; e volume de chuvas.
As regiões Norte e Nordeste do país registram altas temperaturas para o período, entre 22 °C e 32 °C, e também os índices pluviométricos mais elevados do outono para o país. As chuvas são mais volumosas nas áreas mais próximas à Linha do Equador.
As temperaturas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil apresentam queda, o que se deve à influência das massas de ar frio que adentram o território brasileiro. As mínimas podem ser de até 10 °C nas regiões serranas, e as máximas oscilam entre 18-28 °C, conforme as informações do CPTEC. Os índices pluviométricos são menores nessas regiões, e, sobretudo nas áreas mais elevadas do Sul e Sudeste, são comuns a formação de nevoeiro e a ocorrência de geadas.
Muitas tradições pagãs celebram o equinócio de outono com festivais e rituais que honram o equilíbrio entre a luz e as trevas, agradecem pela colheita e se preparam para a metade mais sombria do ano. Embora os costumes específicos variem entre as diferentes tradições pagãs, alguns temas e celebrações comuns.
O fim do outono é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Inverno. O Solstício de Inverno é o nome dado no hemisfério Sul ao período em que o hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Ou seja, no hemisfério norte é verão, enquanto que no hemisfério Sul, inverno. Bem vindo OUTONO! 🍂🍂
#outonobrasileiro
#geografiaclimatica
#equinociodeoutonohemisferiosul
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre as outras estações do ano, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário