quinta-feira, 31 de outubro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 31.10.24 - 150 Anos da Revolta do Quebra Quilos

💣💥⚔️ 1️⃣5️⃣0️⃣ ⚔️💥💣

😠 💸 Num dia como hoje, 31 de outubro, há exatamente 150 anos, começava na pacata vila de Fagundes, no Agreste paraibano, uma revolta pouco conhecida da maioria dos brasileiros. Era um dia de sábado de feira, quando o povo revoltado contra o novo sistema de pesos e medidas, imposto goela abaixo pelo Império brasileiro ecoou seu grito de revolta: "Quebra os quilos! Quebra os quilos". Quebrar as balanças e caixas de madeira e jogar os pesos no açude foi a reação imediata dos feirantes que, de uma hora para a outra, se viram obrigados a arrendar aqueles instrumentos e ainda pagar o chamado imposto do chão. Começava a REVOLTA DO QUEBRA-QUILOS.

O sistema métrico decimal passou a ser usado no Brasil a partir da aprovação da lei nº 1.157, de 25 de junho de 1862. Até então, havia uma infinidade de pesos e medidas tradicionais usados no país, que não tinham padronização e variavam de região para região. A adoção do sistema métrico visava uniformizar essas medidas. A aplicação foi gradual, e o sistema tornou-se funcional em todo o Brasil a partir de 1872.

O Quebra-Quilos se alastrou por outras cidades da Província da Paraíba e também de do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. Apesar de são se constituir um movimento organizado, a revolta não foi apenas contra o sistema de medidas: envolveu questões como a exploração do sertanejo, a miséria e o tratamento dado aos negros, que também entraram em busca de sua libertação.

A mudança não foi aceita imediatamente pela população. Comerciantes, proprietários de terras e pequenos agricultores eram os mais afetados, mas os consumidores em geral também se sentiram prejudicados pela mudança. O problema maior é que a aferição dos novos padrões tinham que ser paga pelos comerciantes, que então repassavam esse custo para o preço das mercadorias, aumentando o custo de vida da população.

O movimento teve início no Rio de Janeiro, em 1871, quando grupos começaram a invadir casas comerciais que adotavam o novo sistema gritando “quebra os quilos!”, destruindo as medidas de metros e quilogramas que encontrassem.

A revolta se estendeu para o Nordeste, onde se juntou a outras questões, como a cobrança de um imposto aos feirantes que expunham seus produtos no chão das feiras e a reforma no alistamento realizada em 1874, que tornou mais difícil escapar do serviço militar.

Em Campina Grande (PB), por exemplo, revoltosos liderados pelo popular João Carga D’água, vendedor de rapadura, se juntaram em um dia de feira destruindo as caixas de medidas de litros e atirando os pesos num açude. Depois, seguiram para o centro da cidade, onde invadiram a cadeia e libertaram todos os presos. Outros prédios públicos, onde a aferição era paga, também eram vítimas frequentes dos ataques.

O governo imperial enviou mais de 700 soldados, que esmagaram a revolta popular. Muitos prisioneiros foram torturados com o colete de couro, que era colocado no prisioneiro quando estava molhado e, conforme secava, ia asfixiando comprimindo o peito violentamente, causando lesões cardíacas e tuberculose como sequelas. Com isso, o movimento acabou se esvaziando e terminou oficialmente em 1875, com a anistia aos rebeldes. 😓⚖📜

#150anosdarevoltadoquebraquilos
#historiadasrevoltaspopulares
#guerraserevoltasbrasileiras

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a Revolta dos Escravos Malês, outra revolta pouco conhecida, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

sábado, 26 de outubro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 26.10.24 - 82 Anos do Nascimento de Milton Nascimento

🎶❤️🎤🎸 👨🏾‍🦱 🎷🎤❤️🎶

🎉🎼 Num dia como hoje, 26 de outubro, há 82 anos, nascia no Rio de Janeiro, o cantor, compositor e músico MILTON NASCIMENTO, um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira. Sua voz única e sensível, que atravessa gerações, nos leva a lugares profundos e nos conecta com o que há de mais verdadeiro em nossa alma brasileira.

Ainda criança, Milton Nascimento já mostrava interesse pela música – com apenas 02 anos ficou órfão de mãe, passando a morar com a avó em Juiz de Fora, Minas Gerais. Com 06 anos foi morar em Três Pontas – MG com os pais adotivos, o bancário e professor de Matemática, Josino Campos e a professora de Música, Lília Campos.

Com 13 anos ganhou seu primeiro violão, sendo que 02 anos depois, Milton criou com Wagner Tiso, seu amigo de infância, o importante conjunto, Som Imaginário. Logo depois criaram o W’s Boys, com Milton, Wagner, e seus irmãos Wesley e Wanderley - tal grupo se apresentava nos bailes da região.

Em 1963, Milton Nascimento mudou-se para Belo Horizonte, para prestar o vestibular para Economia, mas a música predominou – à época, formou com Lo Borges Oficial, Beto Guedes, Márcio Borges  e Fernando Brant, o histórico Clube da Esquina.

Ao ouvi-lo, Elis Regina - O Mito sentenciou: “Se Deus cantasse, teria a voz de Milton Nascimento“! “Bituca”, como é carinhosamente chamado pelos amigos, ficou conhecido nacionalmente quando a música “Travessia” ficou em segundo lugar no Festival Internacional da Canção, em 1967.

Entre alguns dos seus sucessos, encontram-se temas como “Nada Será como Antes” (1972), “Fé Cega Faca Amolada”, de 1975 (em parceria com Beto Guedes), “Maria, Maria” (1979), “Canção da América” (1980), “Caçador de Mim” (1981), “Coração de Estudante” (1983), "Miltons", de 1999, que contém o raro tema "River Phoenix (Carta a Um Jovem Ator)", ou “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor” (2002).

A música “Coração de Estudante” (1983), de Milton Nascimento e Wagner Tiso, ficou marcada como um hino à liberdade, celebrando a esperança e a fé na juventude, dentro do contexto da ditadura militar. Em 1992, Milton e outros artistas faziam 50 anos de idade e a TVE prestou-lhes uma homenagem com o programa “Os Cinquentões”. 

Nas últimas décadas, Milton continuou a gravar discos e a fazer shows com regularidade. Ao todo, o artista gravou 34 álbuns e conquistou cinco prêmios Grammy. Em 2022, ano em que completou 60 anos de carreira, ele embarcou em uma turnê para se despedir dos palcos.

Em 2025, está previsto o lançamento do documentário "Milton Bituca Nascimento", dirigido por Flávia Moraes, produzido por Nascimento Música, Canal Azul e Gullane, com parte da turnê de despedida de Milton Nascimento. Com imagens captadas em Lisboa, Veneza, Londres, Los Angeles, Nova York, Ouro Preto, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, e depoimentos de grandes artistas, como Quincy Jones, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Paul Simon, Spike Lee, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, João Bosco, Mano Brown, Tim Bernardes e os integrantes do Clube da Esquina, o filme mostra a dimensão mundial de Milton, capta a comoção que ele provoca nos fãs, explora a forte carga espiritual de sua obra, e investiga as origens de sua musicalidade nas entranhas do Brasil profundo.

Que essa data especial seja lembrada não apenas como um aniversário, mas como um tributo a tudo o que Milton representa: a resistência, a arte e a alma brasileira. Feliz aniversário, Bituca! Que sua música continue sendo um farol para todos nós, guiando-nos pelas profundezas da nossa alma e nos conectando com a beleza da vida. ❤️✨ 👏👏👏

#82anosdonascimentodemiltonnascimento
#historiadamusicapopularbrasileira
#parabensmiltonmascimento

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🖱️ Enciclopedia Itaú Cultural
📺 Canal History Channel do Brasil
🎼 Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

👉 Para saber mais sobre o cantor Belchior, que também nasceu nesta data, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 24.10.24 - Morre o Pugilista Adilson Maguila

🖤 🏆🥊 👨🏾‍🦱 🥊🥇 🖤

✝️ LUTO 😞 O Brasil perdeu hoje, 24 de outubro, um de seus maiores expoentes no Boxe, conhecido e reconhecido mundialmente como MAGUILA, aos 66 anos. A notícia do falecimento de Maguila foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista à TV Record. Ele era o maior boxeador peso-pesado do Brasil. O ex-atleta morava no Centro Terapêutico Anjos de Deus, em Itu, no interior paulista, há 7 anos. Atuando por 17 anos como boxeador profissional, o peso-pesado teve uma carreira marcada por grandes desafios.

De acordo com o local, Maguila apresentou uma piora no quadro clínico e precisou ser transferido para o Hospital das Clínicas, na capital, por causa de um nódulo no pulmão. A lenda do boxe brasileiro sofria de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), também conhecida como demência pugilística, uma doença incurável, consequência dos golpes que sofreu na cabeça durante a carreira, diagnosticada em 2013.

José Adilson Rodrigues dos Santos nasceu em 11 de julho de 1958, em Aracaju. A carreira de Maguila no box durou de 1983 a 2000 (17 anos de atuação).

Das 85 lutas profissionais, ele venceu 77 - sendo 61 por nocaute -, sete derrotas e um empate técnico. Entre os destaques de sua carreira, estão os confrontos com grandes nomes do boxe, como Evander Holyfield e George Foreman, que terminou com o nocaute do americano. Caso Maguila tivesse vencido Holyfield, ele teria enfrentado Mike Tyson, mas foi derrotado. 

Entre os confrontos mais comentados estão a famosa luta contra George Foreman, Entre suas principais conquistas está o título mundial da Federação Mundial de Boxe (FMB), em 1995. Em resultados, foi campeão brasileiro, conquistou o Continental das Américas (WBC) e título mundial da Federação Internacional de Boxe (IBF). Mas para além deles, Maguila foi um expoente importante do boxe brasileiro até para aqueles que não conheciam a nobre arte. O boxeador se aposentou dos ringues em 2000.

O nome Maguila vem por conta da semelhança ao porte físico do personagem Magilla Gorilla, de Hanna-Barbera. Um tempo em que apelidos racistas eram incorporados e viravam a própria identidade do atleta.

Maguila não limitou sua atuação ao boxe. Ele também gravou um CD de samba, intitulado “Vida de Campeão”, e se tornou uma figura popular na televisão brasileira, participando de diversos programas, especialmente aos domingos, onde sempre atraía grande audiência. Maguila se notabilizou pelo carisma das entrevistas pós-luta, onde citava uma imensa lista de agradecimentos. Depois, chegou a trabalhar na TV Record ao lado de Tom Cavalcante no programa “Show do Tom”.

A última aparição pública dele foi nas redes sociais, em julho, quando Maguila surgiu ao lado da mulher, Iran Pinheiro, com quem foi casado por 41 anos. Na ocasião, o ex-boxeador apareceu em evento no instituto que leva seu nome e que há mais de 15 anos realiza trabalhos com jovens na periferia da cidade de São Paulo e região.

A pedido dele e com o consentimento da família, seu cérebro será doado à Universidade de São Paulo (USP)  para auxiliar estudos sobre os efeitos de impactos repetidos na cabeça em esportes de combate e contato. Essa pesquisa é vital para desenvolver estratégias de prevenção e diagnóstico da doença.

O velório será realizado no Hall Monumental da Alesp, no Palácio 9 de Julho, nesta sexta-feira.

Maguila representava não só o boxe, mas todo o esporte brasileiro. Enchia-nos de orgulho e colocou a nobre arte na atenção do povo, contagiando a torcida que o acompanhava. Ele deixa um legado imenso, sendo o primeiro campeão mundial dos pesos-pesados do país. 🥊✨ 👏👏👏👏👏👏

#morreadilsonmaguila 🖤
#lutoporadilsonmaguila 🥀
#adeusadilsonmaguila 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1, R7 e UOL.
📺 Canal History Channel Brasil.
📰 Jornais O Globo e Folha de São Paulo.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 23.10.24 - Morre o Poeta e Filósofo Antônio Cícero

🖤 📖✍️ 👴 🎶✍ 🖤

✝️ LUTO 😞 A cultura brasileira está mais entristecida com a partida hoje do compositor, poeta, crítico literário, filósofo e escritor ANTÔNIO CÍCERO, aos 79 anos. Diagnosticado com Alzheimer, o irmão da cantora Marina Lima optou pela eutanásia e estava na Suíça, onde a prática é permitida, acompanhado do marido, o figurinista Marcelo Pies. Sua vasta contribuição como poeta, filósofo e letrista, com canções icônicas interpretadas por artistas como Marina Lima, Lulu Santos e Maria Bethânia, deixa um legado inesquecível na cultura brasileira.

Antônio Cicero Correia Lima nasceu no Rio de Janeiro, 6 de outubro de 1945. Criado em um ambiente familiar intelectualizado, com pais que estimulavam o pensamento crítico e a expressão artística, ele se destacou desde cedo pelo talento com as palavras.

Cícero começou a cursar filosofia na PUC do Rio de Janeiro e, depois, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Em 1969, vai para Londres, onde conclui o curso de filosofia na Universidade de Londres. Durante dois anos, Antonio Cicero coordenou os cursos de Estética e Teoria da Arte do Galpão do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Cícero escrevia poemas desde a juventude, mas passou a ser mais conhecido do público quando sua irmã, a cantora e compositora Marina Lima, passou a musicar seus escritos. A partir de então, nasceu uma das grandes parcerias da música brasileira, rendendo canções como "Fullgás", "Pra começar" e "À francesa". Entre outras parcerias, destacam-se aquelas com Waly Salomão, João Bosco, Orlando Morais, Adriana Calcanhotto e Lulu Santos.

Em 1995, Cicero publicou seu 1º livro, “O mundo desde o fim”, uma reflexão filosófica sobre a modernidade. No ano seguinte, lançou o de poemas “Guardar”, vencedor do prêmio Nestlé de Literatura Brasileira. Também foi autor de uma coletânea de ensaios “Finalidades sem fim” (finalista do prêmio Jabuti), e "Livro de sombras: pintura, cinema e poesia", elaborado em parceria com o artista visual Luciano Figueiredo. De 2007 a 2010, assinou coluna na Folha de S. Paulo

Em 2017, Cicero foi eleito para ocupar a cadeira N° 27 de Eduardo Portella na Academia Brasileira de Letras (ABL). Na ocasião, Domício Proença Filho, presidente da instituição, declarou: "Antonio Cicero é um dos escritores mais representativos da literatura brasileira contemporânea".

“Queridos amigos, encontro-me na Suíça, prestes a praticar eutanásia. O que ocorre é que minha vida se tornou insuportável. Estou sofrendo de Alzheimer. Assim, não me lembro sequer de algumas coisas que ocorreram não apenas no passado remoto, mas mesmo de coisas que ocorreram ontem. Exceto os amigos mais íntimos, como vocês, não mais reconheço muitas pessoas que encontro na rua e com as quais já convivi. Não consigo mais escrever bons poemas nem bons ensaios de filosofia. Não consigo me concentrar nem mesmo para ler, que era a coisa de que eu mais gostava no mundo. Apesar de tudo isso, ainda estou lúcido bastante para reconhecer minha terrível situação.”

Foi com esse duro texto que o poeta, escritor e imortal da ABL decidiu se despedir dos amigos e da própria vida.

Antônio Cícero conciliou o erudito com o popular, sendo uma ponte entre a alta cultura e a vida cotidiana, articulando reflexões filosóficas complexas com a simplicidade da canção popular. Sua influência se estendeu por múltiplas camadas da vida cultural do país, especialmente por meio de suas colaborações musicais e seus densos ensaios sobre arte, estética e a condição humana. 👏👏👏👏👏👏

#morreantoniocicero 🖤
#lutoporantoniocicero 🥀
#adeusantoniocicero 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1, R7 e UOL.
📰 Jornais O Globo e Folha de São Paulo.
🏛️ Sites da ABL e da Companhia das Letras.

👉 Para saber mais sobre outros imortais da Academia Brasileira de Letras já falecidos, acesse:




⏳#muitahistoriapracontar⌛

sábado, 19 de outubro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 19.10.24 - 90 Anos do Nascimento da Atriz Glória Menezes

🎂🎬📺🎞 👵 🎞📺🎬🎂

🎉🎭🎬 Num dia como hoje, 19 de outubro, há 90 anos, nascia em Pelotas, Rio Grande do Sul, Nilcedes Soares de Magalhães, mais conhecida como GLÓRIA MENEZES, considerada uma das principais atrizes da televisão brasileira. São mais de 60 anos de trabalhos, sempre memoráveis, na TV, no cinema e no teatro. O próprio nome artístico diz tudo: é uma GLÓRIA!

O nome verdadeiro de Glória Menezes é Nilcedes, resultado da junção dos nomes de seu pai, José Nilo e de sua mãe, Mercedes. De ascendência portuguesa, sua família mudou-se de Pelotas para São Paulo quando ela tinha seis anos. Na capital paulista, cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e montou um grupo de teatro chamado Jovens Independentes. Glória é de uma geração onde a profissão de atriz não era vista com bons olhos pela sociedade, contudo a paixão pelas artes cênicas era maior do que qualquer intimidação social.

Sua carreira profissional teve início na TV Tupi de São Paulo em 1959, na novela “Um Lugar ao Sol“, sob direção de Dionísio Azevedo. Em 1961, atuou da radionovela “Uma Pires Camargo“, onde conheceu Tarcísio Meira. Em 1962, começaram a namorar.  No mesmo ano, já casada com Tarcísio, participou do filme O Pagador de Promessas ao lado de Leonardo Vilar e Anselmo Duarte. Em 1963, ao lado de Tarcísio Meira, protagonizou a primeira novela diária da televisão brasileira, “2-5499 Ocupado“, transmitida pela TV Excelsior.

A trajetória artística de Glória é pontuada por papéis importantes nas principais tramas televisivas brasileiras. Interpretou personagens marcantes, como a mulher de muitas personalidades Maria de Lara, Diana e Marcia em Irmãos Coragem (1970); a mulher do povo Ana Preta em Pai Herói (1979), ambas de Janete Clair; as românticas Jordana em Jogo da Vida (1981) e Roberta Leone em Guerra dos Sexos (1983); a vilã Laurinha de Albuquerque Figueroa em Rainha da Sucata (1990), a divertida Bárbara Bueno em Deus nos Acuda (1992) e Marta em Torre de Babel (1998), todas do autor Silvio de Abreu; a ambiciosa Teresa Fraga Dantas de Corpo a Corpo (1984) de Gilberto Braga; a brega Rosemere da Silva em Brega e Chique (1987) de Cassiano Gabus Mendes; a aristocrata baronesa de Bonsucesso (Laura Correia de Andrade e Couto) em Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva; a ingênua Irene Fontini em A Favorita (2008), de João Emanuel Carneiro, e a divertida socialite Stelinha Alcântara, em Totalmente Demais, de Rosane Svartman e Paulo Halm.

Ao longo da carreira na televisão e no cinema, recebeu quatro Troféus Imprensa, um Prêmio APCA e um Mambembe, entre outros. Em 2004 foi laureada com o Troféu Mário Lago pelo seu conjunto da obra.

Glória Menezes foi casada com o ator Tarcísio Meira, até seu falecimento em agosto de 2021. Dessa união nasceu o também ator Tarcísio Filho, único filho do casal. Glória tem outros dois filhos, João Paulo e Maria Amélia, de um casamento anterior.

Viva a atriz de Lara, Diana, Marcia, Laurinha, Irene, Tereza, Marta, Rosemere, Baby, Stelinha, Jordana, Zoroastra, Leila, Roberta e tantas outras! 📺🎞🎭 👏👏👏

#90anosdegloriamenezes
#historiadadramaturgiabrasileira
#historiadoteatrobrasileiro

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🗄 Memória Globo
💻 Portais G1 e UOL.
📰 Jornais O Globo e Folha de São Paulo.

👉 Para saber mais sobre Tarcísio Meira, que foi esposo de Glória Menezes por 59 anos, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 16.10.24 - 95 Anos do Nascimento de Fernanda Montenegro

🎂 🎬 📺 🎞 👵 🎞 📺 🎬 🎂

🎉🎭🎬 Num dia como hoje, 16 de outubro, há 95 anos, nascia em Cascadura, subúrbio do Rio de Janeiro, a atriz e acadêmica FERNANDA MONTENEGRO, considerada a grande dama do cinema, da dramaturgia e do teatro brasileiro. Ela acumula em sua trajetória 76 anos de carreira e mais de 80 trabalhos entre televisão e cinema, além de dezenas de peças teatrais.

Arlete Pinheiro Esteves da Silva, seu nome de batismo, começou sua carreira aos 15 anos, como locutora e radioatriz da Rádio MEC.

Fernanda foi a primeira atriz contratada da TV Tupi, em 1951. Na emissora, participou de cerca de 80 peças. No teatro, estreou em dezembro de 1950, ao lado do marido Fernando Torres. Anos mais tarde, em 1959, com o marido e mais alguns amigos, fundou a companhia Teatro dos Sete, que durou até 1965.

No começo da década de 60 e já casada com o ator Fernando Torres, ela se mudou para São Paulo, onde trabalhou em várias peças de teatro e também começou a carreira na televisão. Sua primeira novela foi "Pouco Amor Não é Amor", em 1963, na TV Rio. Em 1965, Fernanda Montenegro fez sua estreia na TV Globo, alcançando grande reconhecimento nacional na teledramaturgia da emissora, sobretudo, a partir dos anos 1980, em novelas como Baila Comigo (1981), Guerra dos Sexos (1983), Cambalacho (1986), Sassaricando (1988), Rainha da Sucata (1990) e muitas outras

Em 1964, começou a trabalhar no cinema, com o filme "A Falecida", inspirada na obra de Nelson Rodrigues. Com o tempo, Fernanda Montenegro participou de inúmera novelas e também recebeu muitos prêmios pelo seu talento. No cinema, o primeiro grande sucesso foi "Eles Não Usam Black-Tie", de 1981.

Em 1985, foi convidada pelo então Presidente da República, José Sarney, para ser ministra da cultura. Obteve o apoio de toda a classe artística e da opinião pública, mas recusou por saber não ser essa a sua real vocação. Em 1997, estrelou o filme "O Que é Isso, Companheiro?", indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 

Aclamada no Brasil e no exterior, Fernanda foi agraciada com diversos prêmios, sendo a primeira brasileira a receber um Emmy Internacional como melhor atriz, por seu trabalho em “Doce Mãe”, em 2013. Por sua atuação como Dora em “Central do Brasil”, de 1998, recebeu indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar (única atriz indicada ao Oscar por uma atuação em língua portuguesa), e venceu o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim.

Em 2019, a atriz lançou sua autobiografia, pela Companhia das Letras, intitulada "Prólogo, ato, epílogo: Memórias".

Em novembro de 2021, Fernanda Montenegro, um dos grandes ícones da Cultura brasileira e intelectual engajada, foi eleita "imortal" da Academia Brasileira de Letras - ABL, empossada na Cadeira n.º 17 (cujo patrono é Hipólito da Costa), na sucessão do acadêmico e diplomata Affonso Arinos de Mello Franco.

Fernanda Montenegro é mãe de dois filhos, a também atriz Fernanda Torres e o cenógrafo, programador visual e agora diretor de cinema Cláudio Torres.

Com uma versatilidade impressionante, Fernanda Montenegro conquistou o público em cada papel que interpretou, sempre nos emocionando e surpreendendo. Hoje, ela segue a sendo uma fonte inspiração, mostrando que o seu amor pela arte e pela atuação continua brilhando intensamente! 💖✨👏👏👏

#95anosdefernandamontenegro
#historiadadramaturgiabrasileira
#historiadoteatrobrasileiro

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🗄 Memória Globo
💻 Portais G1, R7 e UOL.
📺 Canal History Channel Brasil.
📰 Jornais O Globo e Folha de São Paulo.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

domingo, 13 de outubro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 13.10.24 - 90 Anos do Nascimento de Nana Mouskouri

🎶❤️🎤🎸 👵 🎸🎤❤️🎶

🎂🎉 A grande dama da música clássica internacional completa hoje, dia 13 de outubro, sua nonagenária data natalícia. Da Grécia para o mundo, saiu NANA MOUSKOURI, cuja voz diferenciada fez dela uma das mais promissoras interpretes líricas do mundo. São 90 anos de vida dedicados à música, com mais de 1.550 gravações em mais de 12 idiomas, além de atuar como deputada do Parlamento Europeu e embaixatriz da UNICEF.

Admiradora de Amália Rodrigues, era frequente vê-la com os seus grandes óculos e lenço colorido ao pescoço, sentada discretamente na plateia do Olympia de Paris em diversas temporadas de Amália Rodrigues. Na sua autobiografia, "Itineraires Intimes"(2013), Nana Mouskouri refere alguns encontros profissionais com Amália Rodrigues: (...) "Quando estava grávida de Lenou em 1970, eu fazia um show de seis semanas na BBC, onde recebi artistas extraordinários como John Denver, Donovan, John Williams, Julian Bream, Olivia Newton-John, e sobretudo a grande cantora de fado Amália Rodrigues..."(...).

Em entrevista publicada pela revista alemã "Der Spiegel", a cantora grega, anunciou que quer acabar com o palco. "Vou fazer mais alguns shows, e depois é isso. Acho que já fiz o suficiente. Não posso fingir ser uma jovem. Não quero fazer as pessoas sofrer. Não tenho o direito de subir no palco e cantar mal, mesmo que o público me aplauda por isso."

Numa de suas últimas aparições públicas, Nana Mouskouri participou da cerimônia de entrega da chama olímpica em 26 de abril de 2024 no Estádio Panatenaico de Atenas, onde cantou e interpretou os hinos francês e grego sob a direção de Dimitris Papadimitriou.

Foi lançado hoje, 13 de outubro, um álbum de alguns de seus sucessos regravados por uma orquestra. "Quando ouço estas gravações, não consigo evitar de chorar", confidenciou a artista. Além deste uma coletânea de três álbuns com os maiores sucessos dela em três idiomas: francês, espanhol e inglês. Todos já estão disponíveis nos principais serviços de streaming de música.

Celebrar os 90 anos de Nana Mouskouri é um privilégio para os amantes da música clássica. Vale lembrar que Nana não se limitou ao estilo erudito, pois gravou do gospel ao country, do pop ao popular, do lírico ao folk, e tudo com a maestria de uma ninfa grega, nacionalidade que ela soube tão bem representar. Hoje, seus milhares de fãs espalhados em todos os cantos do planeta cantam e celebram sua existência. Vida longa a maior diva do canto lírico mundial! Parabéns NANA MOUSKOURI. 🥳🎊🎂 👏👏👏

#90anosdonascimentodenanamouskouri
#historiadamusicainternacional
#NanaMouskouriTheBest

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

💿 Para saber mais sobre a cantora Nana Mouskouri, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

sábado, 12 de outubro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 12.10.24 - Morre o Humorista e Comediante Ary Toledo

🖤📚🎭 👴 📺🎤🖤

✝️ LUTO 😞 O eterno humorista ARY TOLEDO morreu na manhã deste sábado (12/10) em São Paulo aos 87 anos idade. O falecimento foi confirmado às 08h17 no hospital Sírio-Libanês, no centro da capital paulista. O humorista, que já utilizava cadeira de rodas, teve a causa da morte ainda não revelada, no entanto, Ary vinha enfrentando problemas de saúde há algum tempo e chegou a ser internado neste ano, por conta de uma pneumonia. Ao longo de sua carreira, o artista ficou conhecido pelo humor irreverente e piadas marcadas por um tom popular e muitas vezes politicamente incorreto. Ao longo da carreira teve trabalhos em emissoras como TV Tupi, Record e SBT, além de ter escrito vários livros de piadas e gravado vários discos.

Ary Toledo nasceu em 22 de agosto de 1937, na cidade de Martinópolis, interior de São Paulo. Ele começou sua trajetória artística como cantor e compositor e mudou-se para São Paulo em busca de oportunidades na área musical. Sua primeira canção foi composta no início dos anos 60, e a primeira gravação musical em disco ocorreu em 1965, com "Tiradentes", que fez grande sucesso à época. Participante assíduo de programas musicais de televisão, Ary projetou-se como cantor com a canção "Pau de Arara", composta por Vinicius de Moraes e Carlos Lyra. 

A guinada para o humor veio gradualmente, quando Ary percebeu seu talento para fazer rir, seja em shows musicais ou em conversas com amigos.  No final dos anos 60, começou a se destacar como humorista, dando início à sua carreira solo nos palcos, com apresentações que misturavam piadas, causos e canções. Durante as décadas de 1970 e 1980, Ary Toledo tornou-se presença constante na televisão brasileira, participando de programas de humor e de auditório. Também ficou famoso por seus espetáculos de stand-up comedy, sendo pioneiro em um formato de shows em que ele ficava sozinho no palco, entretendo o público apenas com piadas e histórias engraçadas.

Embora nos últimos anos sua presença na mídia tenha diminuído, Ary continuou sendo uma figura icônica no cenário do humor brasileiro. Ele enfrentou problemas de saúde na velhice, incluindo internações por complicações respiratórias e dificuldades de mobilidade, o que o afastou dos palcos.

Ary Toledo foi casado por quase 50 anos com a diretora teatral e antiga jurada do "Programa Raul Gil" Marly Marley. O casal permaneceu junto até o falecimento da diretora teatral aos 75 anos, em 2014. O apresentador Silvio Santos foi padrinho do casamento deles. Mais uma estrelinha se vai... ✨️ Dia triste para o humor brasileiro. 😞😓😥😢😭

#morrearytoledo 🖤
#lutoporarytoledo 🥀
#adeusarytoledo 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

💻 Portais G1, R7 e UOL.
📺 Canal History Channel Brasil.
📰 Jornais O Globo e Folha de São Paulo.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 07.10.24 - 1 Ano dos Atentados do Grupo Terrorista Hamas a Israel

😭⚰ 💣💥💣 ⚰😭

🔯🖤 Num dia como hoje, 7 de outubro, há exatamente um ano, numa manhã tranquila de sábado, dia da festa judaica "Simchat Torá", cerca de mil combatentes do grupo terrorista islâmico Hamas atacaram inesperadamente o território israelita, matando quase 1.200 pessoas e fazendo mais de 250 reféns, dos quais quase 100 continuam detidos. A resposta israelense foi imediata, com a declaração de guerra ao grupo. Desde então, o conflito se intensificou, atraindo novos atores e aumentando as tensões no Oriente Médio. Os eventos mortais que se desenrolaram continuam a afetar a vida de milhões de israelitas e palestinos até hoje.

Este ataque sem precedentes, que traumatizou Israel, causou a morte de 1.205 pessoas, na sua maioria civis, segundo uma contagem da agência de notícias francesa AFP que tem por base números oficiais israelitas, incluindo reféns que morreram ou foram mortos em cativeiro na Faixa de Gaza.

O conflito, que inicialmente era focado no Hamas, acabou afetando gravemente a população civil, com áreas inteiras destruídas e milhares de pessoas deslocadas. A Faixa de Gaza, que antes abrigava cidades, comércio e escolas, foi transformada em ruínas, sem estruturas básicas de saúde ou educação. Até agora, mais de 42.000 palestinos já foram mortos, além do rastro de destruição de diversos locais cruciais de infraestrutura e de manutenção da vida no território palestino. Apesar do massacre, um cessar-fogo parece distante da realidade. Inclusive, a ONU foi criticada pela incapacidade de conter o comportamento bélico israelense. 

Israel deu hoje início às cerimônias do primeiro aniversário do ataque do Hamas. Em Reim, no local do massacre no festival de música Nova, onde morreram mais de 370 pessoas, uma multidão de luto deu início às cerimônias com um minuto de silêncio, precisamente às 06:29, hora em que o movimento islamita palestiniano lançou o ataque sem precedentes no sul de Israel. O Presidente israelita, Isaac Herzog, presente no local, reuniu-se com as famílias das vítimas. Benjamin Netanyahu, primeiro ministro de Israel, visitou o memorial para vítimas do ataque do Hamas.

Um ano após a escalada de violência israelense, a tensão continua crescendo e se espalha pelo Oriente Médio, após a troca de ataques entre Israel e o Hezbollah no Líbano, onde mais de 2.000 pessoas já morreram desde setembro de 2024. Em apenas 24h, Síria, Gaza, Líbano e Iêmen sofreram ataques do exército de Israel em 2 de outubro. Nenhuma das operações havia sido autorizada por órgãos internacionais. 

Os bombardeios israelenses contra o território palestino continuam. Das 251 pessoas raptadas a 7 de outubro, 97 continuam reféns em Gaza, 33 das quais são consideradas mortas. O destino de reféns levados para a Faixa de Gaza ainda é incerto.

✅ ATUALIZANDO: O grupo extremista libanês Hezbollah lançou foguetes contra Haifa, terceira maior cidade israelense. Enquanto isso, o aliado palestino Hamas atacou Tel Aviv com uma salva de mísseis na manhã desta segunda-feira, dia 7 de outubro. 😞😓😥😢😭

#1anodosataquesdohamasemisrael
#guerrasisraelensespalestinas
#terrorismointernacional
#questaopalestina

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas para a postagem:

💻 Portais G1, R7, e UOL
📸 Agência Associated Press
📰 Sites dos Jornais Folha de São Paulo e O Globo

👉 Para saber mais sobre a criação do Estado de Israel e sobre a partilha da Palestina pela ONU, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 03.10.24 - Morre o Apresentador e Locutor Cid Moreira

✨️🖤🎙️📻 👴 📺🎤🖤✨️

✝️ LUTO 😞 Hoje, 3 de outubro de 2024, o Brasil se despede de uma das vozes mais icônicas de sua cultura televisiva. Faleceu no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro (onde estava internado, tratando uma pneumonia e um problema crônico no rim), o jornalista, locutor e apresentador de televisão brasileiro CID MOREIRA, conhecido principalmente por ter sido âncora do Jornal Nacional da TV Globo por mais de 25 anos, de 1969 a 1996. A causa da morte foi por insuficiência renal crônica. Com sua voz grave e marcante, ele se tornou um ícone do telejornalismo brasileiro e ficou amplamente conhecido por suas narrações bíblicas.

Cid Moreira, nascido em 29 de setembro de 1927, em Taubaté, São Paulo. Filho de um bibliotecário e de uma dona de casa, Cid era formado em contabilidade, mas pouco atuou nessa área. Em 1944, foi convencido por um amigo a realizar um teste de locução. De 1944 a 1949, expandiu sua atuação na rádio e, em seguida, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

Em 1951, Cid Moreira mudou-se para o Rio de Janeiro e foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi na capital fluminense que ele teve suas primeiras experiências na televisão, entre 1951 e 1956, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala” na TV Rio. A estreia como locutor de noticiários se deu na TV Rio, em 1963. Sua dicção clara e voz profunda rapidamente o destacaram.

Nos anos seguintes, ele passou por diferentes programas da Tupi, da Globo, da Excelsior e da Continental. Na mesma década, em 1969, foi convidado para substituir Luís Jatobá no "Jornal da Globo", para em seguida integrar a primeira equipe do "Jornal Nacional", que foi ao ar pela primeira vez no dia 1º de setembro de 1969, dividindo a bancada com Hilton Gomes. A voz grave se tornou uma marca inconfundível.

Cid Moreira foi o principal âncora do Jornal Nacional, o noticiário de maior audiência do país, desde sua estreia em 1969 até sua saída em 1996. Durante esse período, Moreira cobriu eventos históricos importantes, como a ditadura militar no Brasil, a redemocratização, e diversos acontecimentos internacionais.

Naqueles tempos, o "boa noite" dele encerrava o "Jornal Nacional" e, em casa, muitos espectadores se sentiam tão íntimos dele que respondiam olhando para a tela. Ele ficou no cargo até 1996, com a chegada dos novos apresentadores William Bonner e Lillian Witte Fibe. Assim, se tornou um símbolo da televisão, um narrador perfeito das notícias, com sua fala tonitruante e poderosa, que se manteve assim quase até o fim.

De acordo com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) Cid Moreira tem 467 composições e 207 gravações cadastradas. Com isso, os seus rendimentos em direitos autorais de execução pública serão destinados a seus herdeiros por 70 anos após a sua morte, como determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98).

Ao longo de sua vasta carreira, Cid Moreira tornou-se sinônimo de jornalismo de qualidade e de credibilidade, eternizando-se no imaginário brasileiro, especialmente durante seus anos como âncora do "Jornal Nacional". Sua voz grave e icônica continuará ressoando na memória de milhões de brasileiros. 👏👏👏👏👏👏

#morrecidmoreira 🖤
#lutoporcidmoreira 🥀
#adeuscidmoreira 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas para a postagem:

📰 Memória Globo
📺 Canal History Channel Brasil
💻 Portais G1, R7, UOL e JC On Line

👉 Para saber mais sobre os 50 anos do Fantástico, um dos programas apresentados por Cid Moreira, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...