💥💣 2026 começa com tensão geopolítica na América do Sul. Uma intervenção militar norte-americana agrava ainda mais a já tensa e conturbada política venezuelana herdeira do Chavismo. Maduro é acusado de ser um líder autoritário e de perseguir opositores, mas por outro lado, carrega o nacionalismo bolivariano de Hugo Chávez como bandeira de governo.
Os interesses norte-americanos sobre a Venezuela estão naquilo que ela tem de mais importante: o petróleo. Com o pretexto de combater o narcotráfico (semelhante ao que aconteceu no Panamá em 3 de janeiro de 1990 - há exatos 36 anos - quando prenderam Manuel Noriega) os Estados Unidos reafirmam sua política imperialista no continente.
Agora, resta esperar como a comunidade internacional vai responder a mais uma intervenção militar norte-americana, ferindo princípios básicos do direito internacional como livre determinação dos países, autodeterminação dos povos, defesa contra ataques externos e principalmente SOBERANIA.
As consequências podem ser danosas: caos social e convulsão violenta das instituiçoes, aumento de refugiados (principalmente para o Brasil), vácuo de poder, contra-ataque dos aliados venezuelanos (principalmente Rússia e China), destruição da economia, mortes de civis, etc. 2026 começou mal. A Venezuela vive hoje seu momento mais delicado desde as tentativas de derrubar Chávez em 11 e 13 de abril de 2002. 😮😨😱
#VenezuelasobAtaque
# IntervencaoNorteAmericana
#MaduroPreso
#QuedadeNicolasMaduro
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋 professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre o regime chavista na Venezuela, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário