segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 28.02.22 - 87 Anos da Morte de Chiquinha Gonzaga

🎶🖤🎤🎻 👩🏻‍🦱  🪗🎤🖤🎶

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 28 de fevereiro, há 87 anos, morria, no Rio de Janeiro, CHIQUINHA GONZAGA, a maior personalidade feminina da história da música popular brasileira. Nascida em 17 de outubro de 1847, na mesma cidade, ela foi a primeira maestrina e autora da primeira marcha carnavalesca, "Ó Abre Alas". Ela também foi a primeira pianista de choro, introdutora da música popular nos salões elegantes e fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais.

Francisca Edwiges Neves Gonzaga, seu nome de batismo, casou-se aos 16 anos, com um oficial da Marinha Mercante escolhido pelos pais. Poucos depois, abandonou o marido por um engenheiro de estradas de ferro, de quem também logo se separou. A estreia como compositora aconteceu em 1877, com a polca "Atraente". Sofreu muito preconceito na época por desafiar os padrões vigentes. Também foi participante do movimento pela abolição da escravatura, vendendo suas partituras para obter fundos para a Confederação Libertadora. Com o dinheiro arrecadado, comprou a alforria de José Flauta, um escravo músico.

Chiquinha Gonzaga ainda participou da campanha republicana e de todas as grandes causas sociais do seu tempo. Já era consagrada quando compôs, em 1899, "Ó Abre Alas", verdadeiro hino do carnaval brasileiro. Na primeira década deste século esteve algumas vezes na Europa, fixando residência em Lisboa por três anos. Sua obra reúne dezenas de partituras para peças teatrais e centenas de músicas nos mais variados gêneros: polca, tango brasileiro, valsa, habanera, schottisch, mazurca e modinha.

Em sua homenagem se comemora o Dia Nacional da MPB em 17 de outubro, data de seu nascimento. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. O Google aproveitou o dia 17 de outubro de 2018 para fazer uma bonita homenagem à Chiquinha Gonzaga. Neste dia substituiu o logo do buscador em sua página principal por um Doodle animado que retratou a artista.

#87anosdamortedechiquinhagonzaga
#historiadamusicapopularbrasileira
#ChiquinhaEternaGonzaga

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Channel do Brasil (adaptado)

👉 Para saber mais sobre Chiquinha Gonzaga, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 28.02.22 - 256 Anos do Nascimento do Padre João Ribeiro

💒💣 👊 👨🏻‍🦰 👊💣💒

🎨🖌️ João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro nasceu no distrito de Tracunhaém, Capitania de Pernambuco, em 28 de fevereiro de 1766. Filho de uma família distinta, mas muito pobre, seguiu a carreira religiosa. Tornou-se então auxiliar do monsenhor Manuel Arruda Câmara, naturalista de grande renome e fundador do Areópago de Itambé, primeira loja maçônica do Brasil. O Padre João Ribeiro, que trabalhava como desenhista botânico nas suas expedições científicas, tornou-se seguidor de seus ideais libertários.

João Ribeiro era amado e respeitado por ricos e pobres. O comerciante francês Louis-François de Tollenare, discorrendo sobre seu amigo, disse que o religioso era “um homem pobre, mas bastante filósofo para desprezar a riqueza”, e que "ninguém na Europa imaginaria haver aqui alguém tão sábio".

Quando explodiu a Revolução Pernambucana de 1817, padre João Ribeiro foi nomeado representante do clero no novo governo que foi formado. Considerado o líder moral da Revolução Pernambucana, coube a ele, juntamente com o pintor José Alves, criar uma bandeira que seria usada pela nova república. A bandeira bicolor, predominando as cores azul e branca com sol, um arco-íris, uma cruz e três estrelas que representavam Pernambuco, a Paraíba e o Rio Grande do Norte. À medida que outras províncias se libertassem novas estrelas seriam acrescentadas. Em 1917 foi oficializada pelo governador de Pernambuco Manuel Antônio Pereira Borba como bandeira oficial do Estado (com apenas uma mudança em relação à original: uma estrela em lugar de três).

No dia 13 de maio de 1817 houve a derrota na batalha do Engenho Trapiche, ante o exército monarquista vindo da Bahia. As tropas republicanas, sob o comando do general Domingos Teotônio, retiraram-se, então, do Recife no dia 19, pretendendo prosseguir com a luta no interior. E o padre João Ribeiro as acompanhou, servindo de capelão. À noite, contudo, arranchados no Engenho Paulista, os líderes republicanos concluíram que a causa estava perdida. Não havia condições de seguir adiante e a coluna se dissolveu, com cada um tomando seu próprio rumo, em busca de esconderijo. Padre João Ribeiro, no entanto, em vez de tentar fugir preferiu se matar, enforcando-se nas cordas que sustentavam a lamparina na capelinha do engenho. Seu corpo foi profanado três dias depois a mando do vice-almirante Rodrigo Lobo, comandante das tropas joaninas, e arrastado até Recife, onde foi esquartejado e teve a cabeça exposta no pelourinho durante dois anos.

Em 1819, o crânio foi retirado da praça pelo francês Felix Naudin, entusiasta das idéias da liberdade, que exerceu a função de comerciante no Recife e foi cônsul da França em Pernambuco. Depois, ele doou a relíquia ao amigo Francisco Cavalcanti de Mello, parente do padre. Quando Francisco Cavalcanti faleceu, o sócio do Instituto Arqueológico Luiz da Costa Porto Carrero pediu o crânio à família e entregou à instituição, fundada em 1862.

A diretoria do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) entendeu que sem o sepultamento, o castigo do Padre João Ribeiro seria perpetuado e, junto ao Governo do Estado, à Arquidiocese de Olinda e Recife, ao Vigário Administrador da Paróquia (Pe. Valdemir José), e ao Prefeito do Município de Paulista-PE (Antônio Speck), resolveram sepulta-lo dignamente e de modo cristão, num gesto de respeito ao homem público e de ideal nacionalista. Em 29 de outubro de 2001, o crânio do Padre João Ribeiro, numa urna de bronze foi enterrado num túmulo construído especialmente para ele dentro da igreja de Santa Isabel Rainha de Portugal, no Centro de Paulista, à esquerda de quem entra no templo, após quase 2 séculos de seu sepultamento fora da igreja de Nossa Senhora da Conceição do Engenho Paulista.

A nova sepultura na igreja de Santa Isabel é lacrada por uma placa de granito. Do lado esquerdo fica uma placa de bronze, contando a história da luta do religioso, e, no lado direito, um brasão em bronze com representações das Armas e Honras do Estado de Pernambuco, feito pelo escultor Jobson Figueiredo. Enfim, Paulista deu honrarias e o descanso merecido ao herói da Revolução Pernambucana de 1817, que, antes, em seu solo, pôs fim à sua vida, num gesto nobre de patriotismo.

Em tempos sombrios de exaltação de ditadores, ditaduras e torturadores, a memória libertária do padre João Ribeiro permanece cada vez mais viva e radiante, como um coração a pulsar bravio no peito inflame daqueles que lutam pela justiça e pela democracia. 👏👏👏👏👏👏

#256anosdonascimentodopadrejoaoribeiro
#205anosdarevolucaopernambucanade1817
#historiadepernambuco

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o padre João Ribeiro Pessoa, acesse:




⏳#muitahistoriapracontar⌛

domingo, 27 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 27 de Fevereiro - Dia Nacional do Livro Didático

🧐📕💙📗❤️📘💚📙🤓

📚🎉 Esta data, 27 de fevereiro, homenageia uma das ferramentas essenciais para a formação educacional dos alunos: o livro didático. O livro didático reúne as informações que o aluno necessita para ajudar a desenvolver o seu conhecimento, em todas as etapas da educação – desde o ensino fundamental até os superiores. Os livros didáticos também são muito importantes para orientar os educadores (professores), no processo de ensino e aprendizagem.

Desde 1985, o Brasil mantém o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que fornece todos os livros didáticos para os alunos das redes públicas de ensino de todo o país. No entanto, a trajetória do livro didático no Brasil começou em 1929, com a crianção do Instituto Nacional do Livro (INL), órgão com a função específica de legislar esta área no país. No Brasil, a literatura ganha outro dia de destaque em 29 de outubro, onde se comemora o Dia Nacional do Livro. 👨‍🏫 📖 👩🏽‍🏫

#dianacionaldolivrodidatico
#livrosdidaticos
#MaisLivrosMenosArmas

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o dia mundial do livro, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

sábado, 26 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 26.02.22 - 10 Anos da Morte do Bispo Robinson Cavalcanti

✝️ ⛪🕯️😭🕯️⛪ ✝️

😓🖤 Num dia como hoje, 26 de fevereiro, há exatos dez anos, era assassinado a facadas em sua residência no bairro do Bultrins em Olinda (Pernambuco), ROBINSON CAVALCANTI, bispo da Diocese Anglicana do Recife. O cruel crime foi cometido por Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, seu filho adotivo, que havia chegado há 3 dias de uma estada nos Estados Unidos, onde vivera por 13 anos, com várias passagens pela polícia. A esposa de Robson, Miriam Cavalcanti, tentou intervir, mas acabou sendo também morta pelo filho adotivo.

Eduardo foi visto na frente de casa dos pais amolando uma faca, o que chamou a atenção dos vizinhos. Teria bebido e consumido cocaína excessivamente, segundo apontaram exames feitos logo após o crime no Hospital da Restauração (HR). À noite, acompanhou os pais até a Igreja Anglicana de Bairro Novo, também em Olinda. Ao chegar em casa, trancou todas as portas e iniciou uma discussão com o pai. O inquérito da Polícia Civil descobriu que o Eduardo Olímpio também seria integrante de uma facção criminosa nos Estados Unidos e teria um plano de assassinatos em série no Brasil. No dia do duplo assassinato, ele teria reclamado o fato do pai tê-lo "abandonado". O bispo e a esposa teriam decidido enviar o rapaz para a casa de familiares nos Estados Unidos porque, aos 16 anos, quando ele queria deixar os estudos.

Edward Robinson de Barros Cavalcanti, nasceu no Recife (PE), em 21 de junho de 1944, filho de Edward Lopes Cavalcanti e Gerusa de Barros Cavalcanti. Aos três anos de idade se mudou para a cidade de União dos Palmares, em Alagoas, e lá estudou até o Curso Ginasial (8ª série). Em União dos Palmares seu pai foi empresário e político, e o menino Robinson frequentou a Paróquia de Santa Maria Madalena (da Igreja Católica Romana), e participou da política estudantil, através do Grêmio do Colégio e da União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (UESA). Nessa época passou, ocasionalmente, a frequentar sessões kardecistas (religião da família do seu genitor) e a ser evangelizado por amigos Batistas e Adventistas do 7º Dia. No início de 1962 desvinculou-se da Igreja Romana e do Espiritismo Kardecista, concluiu o Curso Clássico e o Curso de Língua e Cultura Hispânica. Em 31 de outubro de 1963 (Dia da Reforma) foi confirmado na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

Na vida acadêmica, foi bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Católica de Pernambuco. Fez mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ). Dom Robinson Cavalcanti foi coordenador de graduação, de pós-graduação e de mestrado, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), além de diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nas universidades – onde lecionou por 35 anos – integrou quase todos os Colegiados Superiores.

Como escritor, passou a colaborar como articulista na imprensa escrita. Por 10 anos escreveu a coluna dominical “Evangelismo” no Jornal do Commércio, e, por dois anos a coluna “Panorama Evangélico”, do Diário da Noite. Escreveu, por cinco anos, para a revista Kerygma (São Paulo), e foi o mais antigo colaborador da revista Ultimato (Viçosa, MG.). Robinson filiou-se aos Gideões Internacionais e ao Rotary Club.

Depois de anos de estudo e aproximação, filiou-se a então Igreja Episcopal do Brasil (IEB), Paróquia da Santíssima Trindade, pelas mãos do Bispo Dom Edmund Knox Sherril, em 21 de junho de 1976. Em 1997 foi eleito, sagrado e instituído Bispo da Diocese Anglicana do Recife, comparecendo à Conferência de Lambeth, de 1998. Como Bispo Diocesano, ordenou 99 Diáconos e 85 Presbíteros.

Membro da Academia Pernambucana de Educação e Cultura, Academia Pernambucana de Ciências Jurídicas e Morais e Cidadão Honorário da Cidade de Olinda (PE). Praticou esportes na juventude, gostava de teatro, cinema e música (do clássico ao folclórico), de praia (particularmente Paripueira, AL). Era professor aposentado da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco).

Robinson Cavalcanti definia-se como um democrata, nacionalista, federalista, regionalista, municipalista, parlamentarista, defensor de uma Sociedade Solidária e de uma Economia pós-Capitalista, inspirada nos valores judaico-cristãos, participou de um sem número de movimentos em defesa da justiça social, sempre encarando tal participação como expressão de um ministério profético.

Eduardo Olímpio, o filho parricida, foi condenado a 57 anos de reclusão em regime fechado pelo duplo assassinato de Robinson de Barros Cavalcanti e de Miriam Cavalcanti, em 26 de fevereiro de 2012. Robinson e Miriam foram sepultados lado a lado no Cemitério Morada da Paz em Paulista-PE. Ambos eram muito queridos no meio evangélico e filosófico, e a perda trágica de suas vidas repercutiu por todo o planeta. Durante pouco mais de 7 horas, o termo #Robinson Cavalcanti (hashtag) esteve entre os 3 mais citados do Twitter no mundo. Para preservar seu legado e sua memória foi criado o Instituto Robinson Cavalcanti. 👏👏👏👏👏👏

#10anosdamortederobinsoncavalcanti
#historiadoanglicanismopernambucano
#lutoporrobinsoncavalcanti

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

🖱️ Wikipedia
🖱️ Site Ultimato
📰 Site do Diário de Pernambuco (adaptados)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 26.02.22 - 90 Anos do Nascimento de Johnny Cash

🎶❤️🎤🪕🧔 🎸🎤❤️🎶

🎉🎼 Num dia como hoje, 25 de fevereiro, há exatos 90 anos, nascia em em Kingsland (EUA) o "O Homem de Preto" que para muitos foi a personificação da música country. Estamos falando de JOHNNY CASH, cantor e compositor norte-americano, cuja carreira que durou cinco décadas. 

John Ray Cash era seu nome de batismo. Sua ligação com a música, ao menos na infância, foi pela música gospel. Quando pequeno, uma tragédia familiar afetou para sempre sua vida. Em 1944, o irmão mais velho de Cash, Jack, morreu após um acidente em uma serra de madeira quando eles trabalhavam em um campo de algodão. Neste dia, Cash tinha ido pescar e se sentiu culpado pela morte do irmão.

Ainda muito jovem, Cash começou a tocar violão e a compor. Em 1955, ele emplacou os primeiros sucessos com "Hey Porter" e "Cry Cry Cry". Nos anos 60, sua carreira decolou e, ao mesmo tempo em que experimentava o sabor do sucesso, ele também deu início ao vício de anfetaminas e barbitúricos. Apesar de as drogas influenciarem no seu comportamento, ele manteve sua criatividade para emplacar mais hits. Contudo, seu comportamento destrutivo provocou o divórcio, confusões e algumas prisões.

Um pouco depois, Cash decidiu quer era hora de se desintoxicar e contou com apoio de amigos e de June Carter, que se tornaria sua esposa para o resto da vida. Em 1969, nasceu o único filho homem de Cash, John Carter Cash, do relacionamento com June. Entre 1969 e 1971, Cash teve seu próprio programa na televisão, que contava com a participação de astros como Neil Young e Bob Dylan.

Em meados dos anos 70, a popularidade e as canções de sucesso de Cash começaram a diminuir, mas sua autobiografia, intitulada "Man in Black" (de 1975), vendeu 1,3 milhão de cópias. Na década seguinte, contudo, suas gravações não provocaram grandes impactos. Neste período, Cash começou a trabalhar como ator em filmes. Em 1986, publicou seu único romance, “Man in White”, um livro sobre Saulo e sua conversão como apóstolo Paulo.

Nos anos 90, sua carreira deu uma nova guinada. Em 1994, gravou o álbum American Recordings, com versões de Cash para sucessos de artistas modernos como Tom Waits e a banda de metal Danzig. Em 1996, lançou Unchained, com canções do Soundgarden ("Rusty Cage"), Beck ("Rowboat") e participação especial do baixista Flea, do Red Hot Chili Peppers. Ironicamente, o álbum foi ignorado pelo meio country, mas ganhou um Grammy como o "Melhor Álbum Country".

Em 1999, passou a sofrer de problemas de saúde e foi obrigado a encurtar uma turnê. Em 15 de maio de 2003, sua esposa June Carter morreu, aos 73 anos, por conta de complicações após uma cirurgia no coração. Quatro meses depois, no dia 12 de setembro, Cash morreu por causa de diabetes, aos 71 anos, em Nashville (EUA). Até hoje, é lembrado como uma das grandes vozes do country norte-americano, um ícone cuja musicalidade é reverenciada pelos amantes da boa música campestre. O "Homem de Preto" permanece mais vivo do que nunca na lembrança de seus incontáveis fãs. 👏👏👏👏👏👏

#90anosdonascimentodejohnnycash
#historiadamusicacountry
#CashTheForeverManBlack

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Channel do Brasil (adaptado) 🙂

⏳#muitahistoriapracontar⌛

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 25.02.22 - 2 Anos da Confirmação do Primeiro Caso de Covid-19 no Brasil

⚰️🦠🧫 😭 ⚰️🦠🧫

🤧🤒😷 O primeiro caso de COVID-19 no Brasil foi confirmado em 25 de fevereiro de 2020, há exatamente dois anos. O paciente número um era um homem de 61 anos que havia retornado para São Paulo após ter viajado para a Itália (no mês seguinte, ele se curou). Foi o início de um período difícil que ainda não se sabe quando terá fim. Logo após a confirmação do primeiro caso, a doença passou a se espalhar rapidamente pelo país. A primeira morte foi registrada em 17 de março de 2020. A vítima foi um homem de 62 anos, de São Paulo. Três dias depois, o Brasil decretou estado de calamidade pública.

A partir daí, medidas de isolamento social foram decretadas por todo o país, em maior ou menor grau. Mas os esforços contra a doença não foram suficientes para conter a COVID-19. No dia 19 de maio de 2020, o Brasil registrou pela primeira vez mais de mil mortes em decorrência da doença em um período de 24 horas. Em 19 de junho de 2020, o país atingiu um milhão de casos do novo coronavírus. Menos de um mês depois, já haviam sido registrados 2 milhões de casos. Em seguida, foram oito meses para atingir 5 milhões de casos e quase metade desse tempo para que o número dobrasse. 

No final de dezembro de 2020, começaram a ser aplicadas as primeiras doses de vacina contra a COVID-19. Em fevereiro de 2021, pouco mais de seis milhões de brasileiros haviam sido vacinados. Às vésperas de completar um ano do primeiro caso, o Brasil atingiu a marca de 10 milhões de infectados pela doença. Até agora, a COVID-19 causou a morte de cerca de 647 mil pessoas no país. 😞😓😪😢😭

#2anosdecovid19nobrasil
#historiadasepidemiasbrasileiras

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Channel do Brasil (adaptado e atualizado)

👉 Para saber mais sobre a pandemia do Covid-19 no Brasil, acesse:




⏳#muitahistoriapracontar⌛

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 24.02.22 - 38 Anos do Incêndio na Vila Socó em Cubatão

🔥 🏡 🔥 🏘️ 🔥 🏠 🔥

⚰️✝️😭 Num dia como hoje, 24 de fevereiro, e continuando no dia seguinte, há 38 anos, um incêndio destruiu a favela de Vila Socó em Cubatão, na Baixada Santista (SP), causando a morte de pelo menos 500 pessoas. O fogo foi provocado pelo vazamento de cerca de 700 mil litros de gasolina de uma tubulação da Refinaria Presidente Bernardes, da Petrobras, que passava numa região alagada junto ao aglomerado de palafitas. Não houve alarme ou providência da empresa para evacuar a favela. Foi o incêndio com maior número de vítimas no país, com grande repercussão internacional.

A Petrobras admitiu que o vazamento fora provocado por falha na alimentação dos tubos, que eram velhos e estavam sem manutenção. As autoridades tentaram reduzir o tamanho da tragédia, reconhecendo incialmente 93 mortes. Levantamentos independentes incluíram as crianças que deixaram de frequentar escolas e famílias inteiras que desapareceram sem deixar notícia, o que elevou o número total de vítimas a 508. 

Oito funcionários da empresa foram condenados em primeira instância e absolvidos depois de recursos. Em junho de 2014, a Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa de São Paulo reabriu o caso para apurar responsabilidades de dirigentes da Petrobras e da Prefeitura Municipal de Cubatão.

As péssimas condições ambientais da cidade, com níveis extremos de poluição do ar, da água e do solo, transformaram-na em símbolo mundial de degradação do meio ambiente. Em setembro de 1984, seria decretado estado de emergência ambiental no município, o primeiro caso no Brasil. Os culpados pelo vazamento jamais foram punidos. 😞😓😪😢😭

#38anosdoincendioemvilasoco
#historiadastragediasbrasileiras

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site Memorial da Democracia

👉 Para saber mais sobre o incêndio em Vila Socó, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 24.02.22 - 50 Anos do Incêndio no Edifício Andraus

😭⚰️🔥 🏬 🔥⚰️😭

😓🖤 Num dia como hoje, 24 de fevereiro, há exatos 50 anos, ardia em chamas o EDIFÍCIO ANDRAUS, deixando um saldo de 16 pessoas mortos e mais de 300 feridas no maior incêndio da história de São Paulo até então. Um luminoso de propaganda das Casas Pirani, instalado na marquise do edifício Andraus, no centro de São Paulo, foi o foco inicial do incêndio. A companhia de luz da cidade já havia enviado cartas aos donos do prédio, advertindo sobre o perigo do excesso de carga elétrica. Em 15 minutos, os seis primeiros andares foram tomados pelo fogo.

Localizado no distrito da República, esquina da avenida São João com a rua Pedro Américo, o Edifício Andraus possuía 115 metros de altura e 32 andares, e sua construção foi finalizada no ano de 1962. Originalmente, o edifício chamar-se-ia "Edifício 50", por ser o quinquagésimo a ser erguido pela construtora Organização Construtora e Incorporadora Andraus (Ocian), mas esta acabou optando por mudar o nome, em homenagem a seu fundador. Além das lojas de departamentos, o prédio era ocupado por empresas como a Petrobrás e a Companhia Adriática de Seguros, e também escritórios empresariais, entre eles os das multinacionais Henkel e Siemens. 

O incêndio teve início por volta das 16h e se estendeu por mais de sete horas. O edifício não possuía sistema de hidrantes, extintores ou medidas de compartimentação vertical, o que fez com que o fogo se alastrasse muito rapidamente. Para se proteger da fumaça, os bombeiros usaram lenços úmidos, já que não havia máscaras suficientes. Como a escada Magirus não alcançava os andares mais altos, quase 500 pessoas se dirigiram para a cobertura do prédio e foram resgatadas por helicópteros.

Dezesseis pessoas morreram carbonizadas ou se atiraram pelas janelas, outras 320 ficaram feridas. Entre as vítimas fatais, dois executivos da Henkel: Paul Jürgen Pondorf, presidente da empresa, e Ottmar Flick. Também foi destruído seu escritório central. A maioria dos sobreviventes da tragédia, impossibilitados de utilizar as escadas de emergência, optaram por subir ao último pavimento do edifício, onde ficaram até que os bombeiros controlassem o fogo. Foram posteriormente resgatados de helicóptero pelo piloto Olendino de Souza. 

O gerente-geral das Casas Pirani, Nilson Cazzarini, foi condenado a dois anos de prisão, com direito a sursis – suspensão da execução da pena privativa de liberdade imposta sob determinadas condições. A tragédia do incêndio no Edifício Andraus marcou o início da legislação de segurança contra incêndio que perdura nos dias atuais, cada vez tornando as edificações mais seguras, e também impulsionou a reestruturação e equipagem do Corpo de Bombeiros paulista na época.

Uma grande reforma aconteceu no edifício após o incêndio, que ganhou parapeitos entre um andar e outro, portas corta-fogo, iluminação de emergência, escadas externas e brigada de incêndio treinada. Hoje recuperado, abriga repartições públicas e é ainda conhecido como "Prédio da Pirani", por à época da tragédia abrigar em seus primeiros andares, térreo e subsolos uma popular loja hoje não mais em atividade.

Dois anos depois, um novo incêndio, desta vez mais intenso e fatal, destruiu o Edifício Joelma no dia 1° de fevereiro de 1974, provocando a morte de 187 pessoas e deixando mais de 300 feridas. 😞😓😪😢😭

#50anosdoincendionoandraus
#historiadosgrandesacidentesbrasileiros

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🖱️ Site Memória Globo
🖱️ Site da Revista Aventuras na História
🗄️ Acervo Digital do Jornal Folha de São Paulo

👉 Para saber mais sobre o incêndio no Edifício Joelma, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 24.02.22 - 90 Anos da Conquista do Voto Feminino no Brasil

🙎🏽‍♀️👠💄🗳️💄👠🙋‍♀️

💋 💪🏽 Num dia como hoje, 24 de fevereiro, há 90 anos, o Brasil comemorava uma grande conquista na luta pelos direitos políticos das mulheres. Naquele dia, o Código Eleitoral – instituído pelo Decreto nº 21.076, do então presidente Getúlio Vargas – passou a assegurar o voto a todas as mulheres, uma bandeira que vinha sendo levantada desde o começo da república, quando foi apresentada uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) brasileira que trazia essa prerrogativa.

Desde o início do século XX, o tema ganhou mais força, a partir da militância política feminina na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos. Essa atuação organizada e estratégica inspirou outras mulheres no mundo todo. A internacionalização do chamado movimento sufragista favoreceu a conquista do voto feminino em diversos países.

Especificamente no Brasil, documentos históricos apontam que a professora Celina Guimarães foi a primeira eleitora brasileira, antes mesmo da previsão legal do voto feminino. Celina requereu sua inclusão no rol de eleitores do município de Mossoró (RN), após a entrada em vigor da Lei Estadual nº 660, de 25 de outubro daquele ano, que tornava o Rio Grande do Norte o primeiro estado a estabelecer a não distinção de sexo para o exercício do voto. A inscrição eleitoral de Celina repercutiu mundialmente, por se tratar não só da primeira eleitora do Brasil, mas de toda a América Latina.

Foi também no Rio Grande do Norte que uma mulher foi eleita pela primeira vez. Alzira Soriano conquistou a prefeitura da cidade de Lajes (RN), com 60% dos votos nas eleições de 1928, e tomou posse no cargo em 1º de janeiro de 1929. Entretanto, com a Revolução de 1930, perdeu o mandato por não concordar com o governo de Getúlio Vargas.

A responsável pela indicação de Alzira como candidata à Prefeitura de Lajes foi a bióloga e ativista Bertha Lutz, que representou o movimento feminista na Comissão Elaboradora do Anteprojeto da Constituição de 1934. Em 1933, ela se candidatou a uma vaga na Assembleia Nacional Constituinte de 1934, obtendo a primeira suplência no pleito seguinte e assumiu o mandato de deputada na Câmara Federal em julho de 1936, em decorrência da morte do titular.

Embora tenha sido uma grande conquista para o movimento feminista, a luta estava longe de ter fim. Isso porque, o direito ao voto não foi assegurado a todas mulheres brasileiras. Na época, segundo o decreto judicial, somente mulheres casadas poderiam exercer o seu direito político e apenas com a autorização do marido. Além delas, viúvas e solteiras com renda própria também entraram para esta controversa lista.  🙋🏽‍♀️ 💅🏼 🗳️

#90anosdovotofemininonobrasil
#historiapoliticabrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site do TSE

👉 Para saber mais sobre a ativista feminista Bertha Lutz, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 24.02.22 - 131 Anos da Promulgação da Constituição de 1891

🇧🇷  ⚖️  📖  ⚖️  🇧🇷

📚 Num dia como hoje, 24 de fevereiro, há 131 anos, foi promulgada a primeira Constituição brasileira, que vigorou durante toda a República Velha, sofrendo uma pequena alteração em 1927. Os principais autores do texto foram Prudente de Morais e Rui Barbosa. Inspirada na carta magna dos Estados Unidos, a Constituição do Brasil dava autonomia aos municípios e às antigas províncias, que passaram a ser chamadas de "Estados", comandados pelos "presidentes de Estado". O poder Moderador, característico da monarquia, foi extinto, e a nova Constituição reconhecia somente os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Os membros dos poderes Legislativo e Executivo seriam eleitos pelo voto popular direto. O mandanto do presidente da república, eleito pelo voto direto, duraria quatro anos, sem direito à reeleição. Vale destacar que naquela época o vice-presidente era eleito independentemente do candidato à presidência. As eleições para presidente ocorriam no dia 1º de março e os eleitos assumiam no dia 15 de novembro. Em relação ao eleitores, chegava ao fim o voto censitário (definido pela renda da pessoa), mas este não era secreto. Ainda seguiam sem direito a voto analfabetos, mulheres e mendigos. Outra determinação relevante da primeira constituição do Brasil era a separação de poderes entre a Igreja e o Estado que, por exemplo, passou a assumir os rumos da educação no país.

#131anosdaconstituicaode1891
#historiaconstitucionalbrasileira
#ConstituicoesdoBrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Channel do Brasil

👉 Para saber mais sobre a promulgação da Constituição de 1891, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 23.02.22 - Morre a Cantora Paulinha Abelha

🎶🖤🎤🎸👩 🎷🎤🖤

🎤😭 O Brasil perdeu, na noite desta quarta-feira (23 de fevereiro), a cantora PAULINHA ABELHA, aos 43 anos. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, em Aracaju, com problemas renais. Segundo a nota divulgada pela assessoria do Hospital, Paulinha Abelha "nas últimas 24 horas apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo". Ela não resistiu, e de acordo com a mesma nota "faleceu hoje às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico".

Paula de Menezes Nascimento Leca Viana iniciou a carreira com 12 anos de idade, cantando em trios elétricos. A trajetória em bandas começou com a Flor de Mel e passou por Panela de Barro e GDO do Forró. Também fez parte das duplas Paulinha & Marlus e Silvânia & Paulinha, bem como do trio Gigantes do Brasil.

O auge da carreira e ponto de maior notoriedade sempre foi a passagem pelo Calcinha Preta. Na primeira passagem, que durou 12 anos, gravou 22 álbuns e três DVDs. Depois de idas e vindas, retornou de forma permanente para a banda em 2018. Sucessos do forró como Louca Por Ti, Vou Te Dominar, 24 horas de Amor, e Tutti-Frutti foram gravados pela artista.

Na vida pessoal, Paulinha Abelha teve o primeiro filho em 2021, fruto do casamento com o dançarino Clevinho Santos. O casal oficializou a união em agosto de 2020. Anteriormente, a cantora foi casada por 10 anos com Marlus Viana, ex-vocalista do Calcinha Preta. Paulinha Abelha deixou enlutada uma legião de fãs que guardarão na memória uma das principais vozes do chamado "forró eletrônico", cujas canções embalaram os amores e emoções de centenas de apaixonados. 😔😓😢😥😭

#morreupaulinhaabelha
#lutoporpaulinhaabelha
#adeuspaulinhaabbelha

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Portal Metrópoles

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 23.02.22 - 105 Anos da Oficialização da Bandeira de Pernambuco

✅ Há 105 anos, comemorados hoje (23), a bandeira de Pernambuco se tornou oficial. Em 1917, o governador Manuel Antônio Pereira Borba (1915-1919) oficializou a flâmula usada na Revolução Pernambucana em 1817 em comemoração ao centenário da revolução. A única modificação foi ter uma estrela ao invés de três para simbolizar Pernambuco no conjunto da Federação.

✅ As cores azul e branco e a cruz têm seu significado. O fundo dividido nessas cores representa céu e paz. A cruz faz referência à primeira designação do Brasil “Ilha de Vera Cruz”. O arco-íris indica o começo de uma nova era e a estrela amarela na parte superior é a representação do estado de Pernambuco na Federação, iluminado pelo sol do futuro. O criador da bandeira foi o padre e revolucionário João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro e ela foi executada em tela pelo pintor Antônio Alvares.

✅ Em 2020, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) trouxe ao conhecimento do Governo do Estado um estudo de normatização e readequação histórica (definindo o layout da bandeira de Pernambuco, a disposição detalhada de seus elementos, definição de proporções e cores para uso impresso e virtual) realizado pelo designer Pedro de Albuquerque Xavier, pois o tempo e a tradição mostraram que a reprodução usada até este momento carecia de um detalhamento técnico e tinha múltiplos desenhos em uso, reproduções com variações entre elas, portanto dependia da criação de um parâmetros fixos. No dia 28 de dezembro de 2020, o governador Paulo Câmara sancionou a lei n° 17.139, que define as normas técnicas para reprodução da bandeira de Pernambuco.

#105anosdaoficializacaodabandeirapernambucana
#historiadossimboloslocais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 23.02.22 - 121 Anos da Fundação do Instituto Butantã

🔬🦠💉 🐍 💉🦠🔬

🧪 A palavra "Butantã" vem do tupi e significa "terra muito dura" ou "terra dura, dura". Foram os jesuítas que construíram às margens do rio Pinheiros a fazenda Butantã, que ficou sob o poder deles até 1759 quando foram expulsos do Brasil pelo marquês de Pombal. A fazenda Butantã passou a pertencer à Coroa e ficou abandonada durante anos até que Rodrigues Alves, na época presidente do Estado de São Paulo, resolveu sanear o Estado que vinha sendo acometido de doenças epidêmicas como a a febre amarela, a varíola e a peste bubônica. E foi graças a ele que a fazenda Butantã não só renasceu, como o Brasil veria surgir, em torno dela os sanitaristas Vital Brazil, Adolfo Lutz, Emílio Ribas e Oswaldo Cruz. Eles criaram um soro antipestoso e acabaram com a bubônica, implementaram as vacinas e venceram a febre e a varíola e, como se não bastasse, com Vital Brazil à frente, desenvolveram um soro antiofídico que chamou a atenção do mundo para o Butantã, tornando-o referência universal em herpetologia (o estudo dos répteis e anfíbios).

Atualmente o Instituto Butantã é responsável por mais de 93% do total de soros e vacinas produzidas no Brasil, entre elas, as vacinas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, influenza sazonal e H1N1. O Instituto também desenvolve estudos e pesquisas na área de biologia e de biomedicina relacionadas com a saúde pública e realiza missões científicas no país e no exterior por meio da Organização Mundial e Pan-americana da Saúde, Unicef e a ONU. Além de ser um centro de pesquisa, o Butantan também é um ponto turístico de São Paulo, com parque, centro de exposições, serpentário e os museus Biológico, Histórico, Microbiologia e Emílio Ribas. Em maio de 2010, um incêndio atingiu o Prédio das Coleções, que acabou com toda a coleção de cobras do Butantan - aproximadamente 85 mil exemplares - destruindo o material coletado em mais de 100 anos. Nossos parabéns a todos que fazem o Butantã e que venham mais 120, 130, 140, etc... anos de muita História pra se orgulhar. 👏👏👏👏👏👏

#121anosdoinstitutobutanta
#historiasanitaristabrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 22.02.22 - Último Palíndromo da Década de 20 do Século XXI

2️⃣2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣

🗓 A data de hoje, 22/02/2022, define o último palíndromo da década do formato adotado no Brasil: dia, mês, ano. Isso quer dizer que quando olharmos individualmente para os algarismos que marcam esta terça-feira num calendário gregoriano, poderemos ler a data de trás pra frente e de frente para trás da mesma forma, sem alterar o seu significado: 2 2 0 2 2 0 2 2. O último evento do tipo aconteceu no dia 2 de fevereiro de 2020. O próximo só na outra década, no dia 3 de fevereiro de 2030 (03022030).

Além de ser um palíndromo, a data de hoje também é um ambigrama, pois pode ser lida "de cabeça para baixo". No conceito de ambigrama podemos adicionar o fator visual como maior ponto de definição, diferentemente do palíndromo que está relacionado diretamente com a leitura. Na China a maior parte de casamentos no país são marcados nessas datas. Uma curiosidade matemática é que com apenas cinco algarismos, é possível criar 900 números palíndromos! 😮🧮

#curiosidadescronologicas
#historiacommatematica
#calendariocristaogregoriano
#cronologia

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 22.02.22 - 510 Anos da Morte de Américo Vespúcio

🇪🇸 🌊⛵ ⚓ ⛵🌊 🇵🇹
 
😓🖤 Num dia como hoje, 22 de fevereiro, há 510 anos, morria em Sevilha, na Espanha, o navegador, explorador e cosmógrafo italiano AMÉRICO VESPÚCIO, que trabalhou a serviço de Portugal e da Coroa de Castela. Ele foi considerado o primeiro europeu a entender que as terras descobertas por Cristóvão Colombo formavam um novo continente; por esta razão o cartógrafo Martin Waldseemüller em seu mapa de 1507 usou o nome "América" ​​em sua homenagem como uma designação para o Novo Mundo. O relato muitas vezes fantasioso e contraditório de suas viagens o colocou como uma das figuras mais controversas da Era da Exploração. Desde que Vespucio anunciou a descoberta do novo continente, recebeu vários nomes, cuja aplicação e aceitação foi geralmente regional. Assim, os espanhóis a chamavam de "Índias" ou "A Grande Terra do Sul"; os portugueses, "Vera Cruz" ou "Tierra Santa Cruz". Alguns cartógrafos usaram "Terra do Brasil" (que no entanto aludia a uma ilha imaginária), "Terra dos Papagaios", "Nova Índia", ou simplesmente "Novo Mundo". 🙋‍♂️🌎 🗺️

#510anosdamortedeamericovespucio
#historiadasgrandesnavegacoes

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Channel do Brasil
🖱️ Site do History Latino-America (adaptados)

👉 Para saber mais sobre Américo Vespúcio, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 21.02.22 - 174 Anos do Lançamento do Manifesto Comunista

⚙️⛏️👊🏻 🇨🇳 👊🏾⛏️⚙️

📖 Num dia como hoje, 21 de fevereiro, há 174 anos, em Londres, era lançado o MANIFESTO COMUNISTA, escrito por Karl Marx com a ajuda de Friedrich Engels. O Manifesto foi publicado por um grupo de socialistas revolucionários nascidos na Alemanha conhecido como Liga Comunista. O panfleto político – sem dúvida o mais influente da história – proclamava que “a história de toda a sociedade até então existente é a história das lutas de classes” e que a inevitável vitória do proletariado, ou classe trabalhadora, poria fim à sociedade de classes para sempre. Originalmente publicado em alemão como Manifest der Kommunistischen Partei (“Manifesto do Partido Comunista”), o trabalho teve pouco impacto imediato. Suas idéias, no entanto, reverberaram com força crescente no século XX, e em 1950 quase metade da população mundial vivia sob governos marxistas.

Karl Marx nasceu em Trier, Prússia, em 1818 – filho de um advogado judeu que se converteu ao luteranismo. Ele estudou direito e filosofia nas universidades de Berlim e Jena e inicialmente foi seguidor de G.W.F. Hegel, o filósofo alemão do século XIX que buscava um sistema de filosofia dialético e abrangente. Em 1842, Marx tornou-se editor do Rheinische Zeitung, um jornal democrático liberal em Colônia. O jornal cresceu consideravelmente sob sua orientação, mas em 1843 as autoridades prussianas o fecharam por ser muito franco. Naquele ano, Marx mudou-se para Paris para co-editar uma nova revisão política.

Paris era na época um centro do pensamento socialista, e Marx adotou a forma mais extrema de socialismo conhecida como comunismo, que exigia uma revolução da classe trabalhadora que derrubaria o mundo capitalista. Em Paris, Marx fez amizade com Friedrich Engels, um colega prussiano que compartilhava seus pontos de vista e se tornaria um colaborador ao longo da vida. Em 1845, Marx foi expulso da França e se estabeleceu em Bruxelas, onde renunciou à nacionalidade prussiana e se juntou a Engels.

Durante os dois anos seguintes, Marx e Engels desenvolveram sua filosofia do comunismo e se tornaram os líderes intelectuais do movimento da classe trabalhadora. Em 1847, a Liga dos Justos, uma sociedade secreta formada por trabalhadores revolucionários alemães que viviam em Londres, pediu a Marx que se juntasse à sua organização. Marx obedeceu e com Engels renomeou o grupo de Liga Comunista e planejou uni-lo com outros comitês de trabalhadores alemães em toda a Europa. A dupla foi encarregada de redigir um manifesto resumindo as doutrinas da Liga.

De volta a Bruxelas, Marx escreveu "O Manifesto Comunista" em janeiro de 1848, usando como modelo um tratado que Engels escreveu para a Liga em 1847. No início de fevereiro, Marx enviou o trabalho para Londres, e a Liga imediatamente o adotou como seu manifesto. Muitas das ideias do Manifesto Comunista não eram novas, mas Marx havia alcançado uma poderosa síntese de ideias sem sentido por meio de sua concepção materialista da história. O Manifesto começa com as palavras dramáticas: “Um espectro está assombrando a Europa – o espectro do comunismo”, e termina declarando: “Os proletários não têm nada a perder além de suas correntes. Eles têm um mundo a ganhar. Trabalhadores do mundo uni-vos!"

No Manifesto Comunista, Marx previu uma revolução iminente na Europa. O panfleto mal havia esfriado depois de sair das prensas em Londres quando a revolução eclodiu na França em 22 de fevereiro devido à proibição de reuniões políticas realizadas por socialistas e outros grupos de oposição. Motins isolados levaram à revolta popular e, em 24 de fevereiro, o rei Luís Filipe foi forçado a abdicar. A revolução se espalhou como fogo na Europa continental. Marx estava em Paris a convite do governo provincial quando o governo belga, temendo que a maré revolucionária logo engolisse a Bélgica, o baniu. Mais tarde naquele ano, ele foi para a Renânia, onde agitou a revolta armada.

A burguesia da Europa logo esmagou a Revolução de 1848, e Marx teria que esperar mais por sua revolução. Ele foi morar em Londres e continuou a escrever com Engels enquanto eles organizavam o movimento comunista internacional. Em 1864, Marx ajudou a fundar a Associação Internacional dos Trabalhadores – conhecida como a Primeira Internacional – e em 1867 publicou o primeiro volume de seu monumental Das Kapital – a obra fundamental da teoria comunista. Com sua morte em 1883, o comunismo tornou-se um movimento a ser considerado na Europa. Trinta e quatro anos depois, em 1917, Vladimir Lenin, um marxista, liderou a primeira revolução comunista bem-sucedida do mundo na Rússia. 🙋🏽‍♂️🔨 🇨🇳 🙋🏼‍♀️🔩

#174anosdomanifestocomunista
#historiadasideiassocialistas
#socialismoemarxismo

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptado)

👉 Para saber mais sobre Marx e Engels, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

domingo, 20 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 20.02.22 - 55 Anos do Nascimento de Kurt Cobain

🎶❤️🎤🎸👱‍♂️ 🎸🎤❤️🎶

🎉🎼 Num dia como hoje, 20 de fevereiro, há 55 anos, nascia em Aberdeen, nos Estados Unidos, KURT COBAIN, cantor, músico e compositor da banda Nirvana, que contribuiu para uma mudança no cenário do rock na década de 1990. O álbum Nevermind (1991), com singles como "Smells Like Teen Spirit", Come as you are e Lithium, é considerado pela mídia especializada como um dos mais influentes dos últimos tempos.

Em um ambiente familiar altamente musical, Kurt Donald Cobain  passou a cantar e a tocar piano logo aos 04 anos de idade! Em seguida, Kurt vivenciou o divórcio dos pais, evento que teve um profundo efeito em sua vida,  tornando-o mais desafiador, triste e recluso! 

Kurt Cobain ficou conhecido como vocalista, compositor e guitarrista da banda Nirvana. Kurt, que já foi reconhecido como um dos cantores mais importantes da história e uma das melhores vozes segundo o voto popular, conseguiu mudar com o Nirvana, a música popular dos anos 90. O álbum Nevermind (1991), com singles como "Smells Like Teen Spirit", Come as you are e Lithium, é considerado pela mídia especializada como um dos mais influentes dos últimos tempos. Com sua banda, formada ainda por Krist Novoselic e Dave Grohl, Kurt popularizou o movimento de rock alternativo da cidade de Seattle chamado grunge.

Outras bandas também fizeram sucesso como Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden. Ao todo, sua banda lançou três álbuns de estúdio Bleach (1989), Nevermind (1991), e In Utero, (1993) – além de três ao vivo – MTV Unplugged in New York (1994), From the Muddy Banks of the Wishkah (1996) e Live at Reading (2009).

Reconhecido e com uma carreira de sucesso pelo mundo inteiro, Cobain mostrava desconforto com a fama. Além disso, passou os últimos anos de sua vida lutando contra o vício em heroína, dores de estômago e depressão. Fora isso, ele ainda chamava a atenção pelo casamento com a cantora Courtney Love, com quem teve uma filha, Frances Bean Cobain, nascida em 18 de agosto de 1992. Quando soube que ia ser pai tentou se reabilitar, mas depois de um tempo voltou ao vício. Seu vício em drogas afetou a banda; em várias ocasiões ele desmaiou.

Pouco antes de sua morte, foi internado em uma clínica para um programa de desintoxicação. O músico porém, fugiu do centro de reabilitação e pegou um avião de Los Angeles para Seattle. 

No dia 8 de abril de 1994, o corpo de Cobain foi descoberto em sua casa em Lake Washington, por um eletricista que tinha chegado para instalar um sistema de segurança. Ele estava morto desde o dia 5 e, embora sua esposa o estivesse procurando, ninguém havia pensado em olhar na garagem ou na estufa da casa.

Sua morte tem sido, até hoje, um tema de discussão. Oficialmente, ele morreu com um tiro na cabeça que ele mesmo teria disparado. Seu corpo de 27 anos foi encontrado três dias após sua morte e muitos acreditam que ele pode ter sido assassinado. O corpo de Kurt foi queimado; parte de suas cinzas está na posse de sua esposa Courtney, enquanto as outras foram distribuídas em um templo budista em Ítaca e no rio Wishkah.

Já se passaram mais de duas décadas desde que Cobain tirou a própria vida, contudo permanece inabalável como um importante ícone cultural da era Grunge, influenciando diretamente músicos e bandas mundo afora. Uma figura que marcou definitivamente a história do Rock! À frente do Nirvana, Kurt Cobain tornou-se muito rapidamente, e ainda que contra a sua vontade, o maior ícone de uma geração! 👏👏👏👏👏👏

#55anosdonascimentodekurtcobain
#historiadorockinternacional
#nirvanaforever

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Channel do Brasil
🖱️ Site do History Latino-America (adaptados) 🙂 

⏳#muitahistoriapracontar⌛

sábado, 19 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 19.02.22 - 2 Anos da Morte de José Mojica Marins - Zé do Caixão

😮 🎞️ ⚰️ 🧛‍♂️ ⚰️ 🎞️ 😮

📽️💀 "O que é vida? É o princípio da morte. O que é a morte? É o fim da vida. O que é a existência? É a continuidade do sangue." São frases tiradas do filme "A Meia-Noite Levarei sua Alma" (1964) dirigido e estrelado por JOSÉ MOJICA MARINS, o popular e inesquecível Zé do Caixão. Curiosamente, Mojica nasceu numa sexta-feira 13 (13 de março de 1936) e sempre esteve envolvido com o cinema (seu pai gerenciava um cinema na vila Anastácio na zona oeste de São Paulo e quem presenteou o Mojica com sua primeira câmara, uma V8, aos 12 anos). Seu primeiro estúdio foi um galinheiro improvisado, onde ele se aventurou em filmes de faroeste. Seu primeiro longa é de 1958, chamou-se "Sina de Aventureiro" (disponível no Youtube). Em 1963, ele começou a trilhar no segmento de terror, quando criou o personagem que o imortalizaria: Zé do Caixão. Segundo o próprio Mojica, o personagem surgiu de um sonho (ou pesadelo, você escolhe a melhor opção) onde a personagem de manto negro e aura sinistra arrastava o Mojica ao cemitério e o deixava em uma tumba onde constavam sua data de nascimento e o dia em que morreria. No ano seguinte (1964) ele lança o clássico "A Meia-Noite Levarei sua Alma", sobre um coveiro do interior que desprezava quem tinha fé, comia peixe na semana santa e aterrorizava a cidade em busca de uma mulher que lhe gerasse um filho perfeito. A personagem Zé do Caixão aparece em mais filmes, como por exemplo "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver" (1967) e "A Encarnação do Demônio" (1981). Zé do Caixão foi o primeiro personagem de terror genuinamente brasileiro. De ator, produtor, e diretor, Mojica passou por programas de TV, onde chegou a apresentar o Cine Trash da TV Bandeirantes nos anos 90. Há 2 anos Mojica faleceu em São Paulo aos 83 anos, vítima de uma broncopneumonia. Sua morte foi confirmada pela filha, a atriz Liz Marins. O cineasta estava internado desde o dia 25 de janeiro para tratar de problemas pulmonares. Mojica dirigiu 40 produções e atuou em mais de 50 filmes. ✝️🖤⚰️😭

#2anosdamortedezedocaixao
#historiadocinemabrasileiro

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 19.02.22 - 6 Anos da Morte de Umberto Eco

🖤🇮🇹 📖✍️ 🧐 📖✍️ 🇮🇹🖤

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 19 de fevereiro, há 6 anos morria em Milão, na Itália, o escritor, filósofo, linguista, semiótico e bibliófilo UMBERTO ECO. Nascido no dia 5 de janeiro de 1932, em Alessandria, também Itália, Umberto Eco ainda ficou conhecido por sua carreira como escritor. Ele foi autor de vários romances como "O Nome da Rosa" e "O pêndulo de Foucault". Além de lecionar em universidades como Bolonha, Columbia, Harvard, College de France e Toronto, ele também já colaborou em diversos periódicos acadêmicos. No cenário acadêmico, na década de 1960, ficou conhecido pelos seus estudos sobre a cultura de massa. A partir da década de 1970, passou a centrar seu foco quase que exclusivamente da semiótica.

✅ Para saber mais sobre Umberto Eco, acesse minha postagem no blog do Muita História pra Contar 👇


⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 19.02.22 - 200 Anos da Morte de Joana Angélica

👮‍♂️⚔️💒  🙋‍♀️  💒⚔️👮‍♂️

😓🖤 Num dia como hoje, 19 de fevereiro (embora alguns citem o dia 20 de fevereiro), morria assassinada em Salvador a freira JOANA ANGÉLICA, da Ordem da Imaculada Conceição. Ela era a Sóror (Madre Superiora) do Convento da Lapa e estava com 60 anos. Joana Angélica morreu devido aos ferimentos decorrentes de um golpe de baioneta, por um dos soldados portugueses que invadiram o claustro do convento, onde ficavam recolhidas as noviças. 

Joana Angélica de Jesus nasceu em 12 de dezembro de 1761 na cidade de Salvador. Desde cedo manifestou inclinação pela vida religiosa. Seus pais, José Tavares de Almeida e Catarina Maria da Silva, respeitaram a vocação da filha. Aos 20 anos de idade, a jovem Joana entrava como franciscana para o Convento da Lapa; após um ano de noviciado, a 18 de maio de 1783, professava-se Irmã das Religiosas Reformadas de Nossa Senhora da Conceição. No Convento atuou em diversas funções, dentre as quais se destacam: a de escrivã (1797), vigária (1812-1814), abadessa (1815) e prelada (1819). 

Na manhã do dia 19 de fevereiro de 1822 houve um violento choque, com trocas de tiros nas imediações do Campo da Pólvora. Inferiorizados em homens e armamentos, os brasileiros fugiram “pelas matas do Tororó”, conforme registro da época. Acreditando que eles tivessem se escondido no Convento da Lapa se dirigiram para lá e arrombaram a porta. Foi neste instante que Joana Angélica surgiu à frente deles. Suas palavras aos soldados foram: "Para trás, bandidos! Respeitai a casa de Deus! Só entrarão passando por cima do meu cadáver".

O capelão do convento, Padre Daniel Lisboa, que tentou defendê-la, levou golpes de coronhadas na cabeça. O convento foi invadido mas ninguém foi encontrado. Joana foi ferida a golpes de baioneta e não resistiu. As noviças já tinham sido retiradas por outras religiosas e estavam a caminho do Convento das Mercês, onde buscavam abrigo. Se havia brasileiros escondidos não foram encontrados pois o convento foi minuciosamente revistado. Há versões de que ao perceber a proximidade dos militares ao convento Joana Angélica teria mandado elas saírem por outro acesso enquanto tentaria ganhar tempo, retendo-os no portal que dá acesso ao pátio.

Sóror Angélica agiu de maneira a resguardar a integridade das freiras. A ação dela era de proteger o convento, as noviças e outras irmãs, não tinha qualquer ligação com a causa entre portugueses e brasileiros, mas acabou sendo uma das primeiras vítimas da guerra pela independência na Bahia, que se estenderia por mais 17 meses, e só terminaria em 2 de julho de 1823 com a expulsão das tropas portuguesas comandadas por Madeira de Melo em Salvador.

Joana Angélica foi sepultada no próprio convento, no local exato em que foi atingida. A morte dela aumentou a revolta dos baianos contra o domínio português. O comandante Inácio Luís Madeira de Melo passou a ser conhecido como "Madeira podre de Melo". O clima de comoção foi intenso em Salvador e ecoou no Rio de Janeiro, onde a colônia baiana mandou celebrar uma missa de 30° dia, em que compareceram, trajando luto fechado, o Príncipe Regente Dom Pedro e a Princesa Leopoldina.

A abadessa Joana Angélica é cultuada tanto por católicos quanto por espíritas. Estes últimos veem a abadessa como uma das reencarnações de mentora espiritual Joanna de Ângelis, que em vidas anteriores teria reencarnado como Juana Inés de la Cruz, poetisa da escola barroca, dramaturga, filósofa e freira mexicana. Joanna de Ângelis, segundo os espíritas, é a mentora do médium Divaldo Pereira Franco, considerado por muitos como o sucessor de Chico Xavier.

Entre os católicos, Joana Angélica é vista como uma mártir. É cultuada por fiéis que fazem preces e pedidos de fiéis que visitam o seu mausoléu no Convento da Lapa. O Convento da Lapa solicitou, em 2001, a inclusão da pesquisa de documentos comprobatórios do martírio da Madre Joana Angélica, para que se tornasse possível o processo canônico da beatificação da citada freira. Os duzentos anos de sua morte foram lembrados com missas e homenagens na capital baiana.

Além de nomear ruas e praças na Bahia e em vários Estados brasileiros, o nome de Joana Angélica está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, feito aprovado pela Lei nº 13.697 de 26 de julho de 2018. A coragem e bravura de Joana Angélica estimularam os baianos a lutarem contra os portugueses e em batalhas épicas como Itaparica (7 de janeiro de 1823), Cabrito e Pirajá (8 de novembro de 1822) definiram os rumos da Independência brasileira. 🇧🇷👊💪👊🇧🇷

#200anosdamortedejoanaangelica
#historiadaguerradaindependencianabahia
#200diasparaobicentenariodaindependenciadobrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a guerra da Independência na Bahia, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 19.02.22 - 373 Anos da Segunda Batalha dos Guararapes

🛡️👨‍✈️🇧🇷  ⚔️  🇳🇱👨‍✈️🛡️

💣💥 Os elevados montes Guararapes, localizados em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife, situados a 18 Km ao sul da capital pernambucana foram o palco de duas batalhas que decidiram os rumos da ocupação holandesa em Pernambuco, iniciada em 1630 e continuada com a gestão do príncipe alemão João Maurício de Nassau Siegen, contratado pela Companhia das Índias Ocidentais para administrar os domínios recém conquistados. Nassau foi demitido em 1644 sob a acusação de gastar demais com a "cidade Maurícia", como ele mesmo denominou o Recife na época, mas os novos governantes não souberam dar continuidade à política amistosa desenvolvida entre Nassau e os senhores de engenho, fundamental para manter a estrutura agromanufatureira da cana-de-açúcar.

A perseguição aos senhores de engenho, por causa das dívidas para com a Companhia, e aos católicos, devido à intolerância religiosa, criou um clima de revolta muito grande entre os luso-brasileiros, originando um movimento popular para expulsar os holandeses: a Insurreição Pernambucana. Seus líderes representavam as principais camadas sociais da população da época que formaram uma coalização militar para derrotar e expulsar os flamengos.

O primeiro grande embate nos montes Guararapes se deu em 18 e 19 de abril de 1648 quando os holandeses foram surpreendidos e sumariamente atacados pelas forças comandadas por Francisco Barreto de Menezes, André Vital de Negreiros, e Henrique Dias. As tropas holandesas, lideradas por Von Schkoppe, perderam 1038 dos 4500 combatentes, sendo 515 mortos. Acostumados a guerra em campo aberto na Europa, os holandeses se viram em desvantagem às técnicas de guerrilha adotadas pelos luso-brasileiros. Sitiados em Recife, aos holandeses só restava uma saída: o mar; e numa manobra desesperada e arriscada moveram suas tropas na madrugada do dia 18 para o dia 19 de fevereiro de 1649. Acuados pelos luso-brasileiros, os holandeses foram encurralados e recuaram mais uma vez para o Recife. A segunda batalha dos Guararapes deixou mais de mil holandeses presos ou mortos.

Travada entre coqueiros e manguezais, Guararapes inspirou artistas como Victor Meirelles de Lima que retratou os momentos épicos em uma majestosa tela e o sambista Martinho da Vila que compôs o samba-enredo "Onde o Brasil Aprendeu a Liberdade" que representou a Unidos de Vila Isabel no desfile de 1972, de onde se tiram os seguintes versos: "Aprendeu-se a liberdade combatendo em Guararapes, entre flechas e tacapes, facas, fuzis e canhões. Brasileiros irmanados, sem senhores, sem senzala, e a Senhora dos Prazeres transformando pedra em bala".

A expulsão dos holandeses, no entanto, representou o início do fim da hegemonia açucareira no nordeste brasileiro. Os invasores saíram, mas levaram consigo mudas de cana-de-açúcar, que foram plantadas nas suas colônias, nas Antilhas. A concorrência com o açúcar antilhano foi fatal para a economia açucareira, pois os holandeses passaram a dominar todas as etapas da produção do açúcar, desde o plantio até o refino e a distribuição no mercado europeu. A descoberta de ouro na região das Gerais (Minas Gerais) no final do século XVII foi o golpe final para a decadente agromanufatura açucareira. 🎋💰🎋

#373anosdasegundabatalhadosguararapes
#historiadepernambuco
#insurreicaopernambucana

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a invasão holandesa ao nordeste brasileiro e a luta dos pernambucanos para expulsá-los, acesse:





⏳#muitahistoriapracontar⌛

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 18.02.22 - 33 Anos da Morte do Cantor Anísio Silva

🎼🖤🎼 💿 🎼🖤🎼

⚰️😭 Na Era de Ouro do Rádio, um dos ritmos mais consagrados era o Bolero. E o mais famoso deles foi "Alguém me Disse", composição de  Evaldo Gouveia e Jair Amorim, regravada por Gal Costa em 1990 no Álbum Plural; mas a primeira gravação aconteceu trinta anos antes e seu intérprete conheceu a fama e o sucesso: ANÍSIO SILVA. Alguém me disse foi o maior hit do cantor, mas não o primeiro. Em 1957, ano em que foi contratado pela gravadora Odeon, Anísio já emplacou de cara um sucesso, "Sonhando contigo", composição de autoria do artista em parceria com Fausto Guimarães.

Na sequência, vieram os álbuns. Muitos. Entre recessos e retornos, Anísio Silva lançou dez álbuns pela Odeon entre 1958 e 1968. Alguns desses discos – casos de Só penso em ti (1962), O romântico (1962) e Estou chorando por ti (1964) – já sinalizaram no título o tom sentimental do repertório choroso de Anísio Silva. Seu último álbum foi lançado em 1975 com canções autorais. 

Em 1994, foi lançado pela Odeon o CD "Meus momentos - volume 1" e três anos depois o CD "Meus momentos - Volume 2", com os maiores sucessos de sua carreira. Em 2000, a EMI, dentro da série Bis, lançou um CD duplo com os melhores momentos da carreira do cantor, incluindo, entre outras, as músicas "Alguém me disse"; "Interesseira" e "Abismo", além de "Não Tenho Lágrimas", de Max Bulhões e Milton de Oliveira e "Me leva", parceria com Silas de Oliveira e José Garcia. No mesmo ano, sua gravação de "Alguém me disse" foi incluída pelo crítico Ricardo Cravo Albin na coleção "As 100 músicas do século XX", coletânea de seis CDs extraídos do acervo da EMI-Odeon.

Na seara da lembrança, Anísio Silva jamais teve a sorte de legítimos sucessores como Altemar Dutra (1940 – 1983) e Paulo Sérgio (1944 – 1980), outros reis da canção sentimental que permanecem devidamente entronizados na memória afetiva dos respectivos seguidores. Anísio Silva morreu pobre e esquecido. As emissoras FM de Recife resgataram seu legado fazendo especiais com uma hora de suas músicas, nos sábados à noite, entre 1990 e 2000. 📻😞😓😥😢😭

#33anosdamortedeanisiosilva
#historiadamusicapopularbrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 18.02.22 - 60 Anos do Partido Comunista do Brasil

⚙️⛏️👊🏻 🇨🇳 👊🏾⛏️⚙️

🗳️ O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um partido político brasileiro que define-se como sendo de esquerda e baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo. Foi criado em 1958 como uma dissidência alinhada ao stalinismo dentro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que, àquela época, apoiava as reformas defendidas por Nikita Khrushchov durante o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética em 1956 e que, mais tarde, ficaram conhecidas como desestalinização. A dissidência era liderada por Mauricio Grabois, João Amazonas e Pedro Pomar e resolveu se separar do partido após o documento Carta dos Cem (assinada por cem militantes, em quatro Estados do País) ter sido rejeitado no V Congresso do PCB. Logo após, em 1962, é fundado por essa dissidência o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Desde o seu surgimento, o PCdoB seguiu diversas linhas políticas baseadas em distintas experiências comunistas pelo mundo. Surgiu sendo contrário à linha adotada por Nikita Khrushchov na antiga União Soviética e reivindicando o legado de Josef Stalin. Nos anos 1960, adotou a linha maoista (alinhando-se com o Partido Comunista Chinês) e passa a praticar a tática de guerrilhas (o PCdoB é famoso pela atuação na Guerrilha do Araguaia). Em 1978, passou a reivindicar o comunismo da Albânia (Hoxhaísmo).

Edita o jornal A Classe Operária e a revista Princípios e, internacionalmente, é membro do Foro de São Paulo. No movimento estudantil, organiza-se na União da Juventude Socialista (UJS) e, no movimento sindical, organiza-se pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Em janeiro de 2021 o partido contava com 415.370 filiados. Seu atual presidente é a deputada federal Luciana Santos. 🙋🏽‍♂️🔨🙋🏼‍♀️🔩

#60anosdopartidocomunistadobrasil
#historiapoliticabrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 18.02.22 - 92 Anos da Descoberta de Plutão

⭐💫🌘 🌚 🌒🪐⭐

☄️ Num dia como hoje, 18 de fevereiro, há 92 anos, Clyde Tombaugh, astrônomo norte-americano do Observatório Lowell em Flagstaff (Arizona) descobria a existência do nono planeta do sistema solar: PLUTÃO. Sua grande distância do Sol e da Terra, juntamente com seu pequeno tamanho, impede que brilhe abaixo de magnitude 13,8 no máximo (periélio orbital e oposição), razão pela qual só pode ser visto com telescópios de 200 mm de abertura, fotograficamente ou com uma câmera CCD. Na astronomia, Plutão é um planeta anão, o protótipo de uma categoria de objetos transnetunianos chamados plutinos. 

A existência de um nono planeta desconhecido foi proposta pela primeira vez por Percival Lowell, que teorizou que as oscilações nas órbitas de Urano e Netuno eram causadas pela atração gravitacional de um corpo planetário desconhecido. Lowell calculou a localização aproximada do nono planeta hipotético e procurou por mais de uma década sem sucesso.

No entanto, em 1929, usando os cálculos de Lowell e W.H., escolhidos como referências, a busca por Plutão foi retomada no Observatório Lowell, no Arizona. Em 18 de fevereiro de 1930, Clyde Tombaugh descobriu o pequeno e distante planeta usando uma nova técnica astronômica de placas fotográficas combinada com um microscópio de piscar. Sua descoberta foi confirmada por vários outros astrônomos, e em 13 de março de 1930 – o aniversário do nascimento de Lowell e da descoberta de Urano por William Herschel – a descoberta de Plutão foi anunciada publicamente.

Com uma temperatura de superfície estimada em aproximadamente -360 Fahrenheit, Plutão recebeu apropriadamente o nome romano para o deus do submundo na mitologia grega. A distância média de Plutão ao Sol é de quase quatro bilhões de milhas, e leva aproximadamente 248 anos para completar uma órbita. Ele também tem a órbita mais elíptica e inclinada de qualquer planeta e, em seu ponto mais próximo do sol, passa dentro da órbita de Netuno, o oitavo planeta.

Após sua descoberta, alguns astrônomos questionaram se Plutão tinha massa suficiente para afetar as órbitas de Urano e Netuno. Em 1978, James Christy e Robert Harrington descobriram a única lua conhecida de Plutão, Caronte, que foi determinada a ter um diâmetro de 737 milhas para as 1.428 milhas de Plutão. Juntos, pensava-se que Plutão e Caronte formavam um sistema de planeta duplo, com massa suficiente para causar oscilações nas órbitas de Urano e Netuno. 

A sonda New Horizons da NASA sobrevoou Plutão em 14 de julho de 2015, após nove anos e meio de viagem interplanetária, alcançando o seu ponto mais próximo da superfície do planeta, cerca de 12 500 km de distância, às 12h49min UTC, a uma velocidade de 45 000 km/h. 

Em 24 de agosto de 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) bateu o martelo quanto à definição de Plutão: o que até então era o nono planeta do Sistema Solar foi rebaixado de categoria e passou a ser considerado um planeta-anão. Até hoje, astronômos, astrofísicos e demais estudiosos e amantes da ciência astronômica debatem o tema. E há quem defenda que Plutão merece sim ser readmitido para a "série A do Campeonato dos Planetas do Sistema Solar". 😅😂🤣

#92anosdadescobertadeplutao
#historiadaastronomia
#plutaoplanetaanao

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

🖱️ Site do History Latino-America
🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptados) 🙂

👉 Para saber mais sobre o rebaixamento de Plutão, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 18.02.22 - 476 Anos da Morte de Martinho Lutero

⛪🕯️📖 🧓 📖🕯️⛪

😓🖤 Num dia como hoje, 18 de fevereiro, há morria de causas naturais na cidade de Eisleben, pertencente ao Sacro Império Romano (atual Alemanha), MARTINHO LUTERO, um dos principais líderes da Reforma Protestante e inspirador da doutrina religiosa conhecida como Luteranismo. Ele foi responsável por uma revolução religiosa que desafiou doutrinas consolidadas pelo papado de Roma. 

Martinho Lutero nasceu em Eisleben em 10 de novembro de 1483, filho de Hans Luther e Margarethe Lindemann. Em 1501, com 17 anos, ingressou na Universidade de Erfurt, onde tocava alaúde. Graduado, concluiu também um mestrado em 1505, e logo se inscreveu na faculdade de Direito da mesma instituição, seguindo os desejos de sua mãe. Mas seu caminho mudou após se envolver em uma desastrosa tempestade de raios, ao voltar da casa dos pais. Perturbado com as descargas elétricas, ele fez a promessa de se tornar um monge, caso conseguisse sobreviver, e contrariando a vontade de seu pai, ingressou no mosteiro agostiniano de Erfurt. Em 1507, dois anos depois de entrar no mosteiro, foi ordenado sacerdote e, um ano depois, começou a ensinar teologia na Universidade de Wittenberg.

A venda de indulgências na Alemanha, promovida pelo monge Tetzel, é citada como pretexto para o rompimento entre Lutero e o clero católico. Excomungado em 3 de janeiro de 1521 pelo papa Leão X, Lutero queimou em praça pública a Bula Papal que o condenava e afixou na porta da Catedral de Wittenberg as 95 Teses contra a venda de indulgências. Convocado a retratar-se na Dieta de Worms (1521), Lutero reafirmou suas ideias, sendo perseguido e refugiando-se no castelo de Frederico, príncipe da Saxônia. Lá, Lutero traduziu a Bíblia para o alemão e elaborou os dogmas do Luteranismo.

Infelizmente Lutero não seguiu os exemplos de Cristo quando se colocou do lado dos príncipes alemães. O lado B da reforma luterana foi uma repressão tão violenta quanto a católica. Camponeses empobrecidos e explorados se revoltaram e junto com Thomas Munzer fizeram um movimento de cunho libertário e religioso chamado "Anabatistas". Lutero, com o apoio dos príncipes alemães, perseguiu os seguidores de Munzer, aos quais chamava de "cães traiçoeiros e raivosos". Munzer acabou decapitado.

Seu casamento com a monja alemã Catalina Bora, no dia 13 de junho de 1525, iniciou um movimento de apoio ao matrimônio sacerdotal dentro de muitas correntes cristãs. Suas contribuições à civilização ocidental foram além do âmbito religioso, já que suas traduções da Bíblia ajudaram a desenvolver uma versão padrão da língua alemã e se converteram em um modelo na arte da tradução. O Luteranismo conquistou sua hegemonia graças aos príncipes alemães. ⚜️🤴⚜️

#476anosdamortedemartinholutero
#historiadareformaprotestante
#historiadasreligioes

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

📺 Canal History Channel do Brasil
🖱️ Site do History Latino-America

👉 Para saber mais sobre Martinho Lutero, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 17.02.22 - 25 Anos da Morte de Darcy Ribeiro

🇧🇷 📖✍️ 🧔 📖✍️ 🇧🇷

😓🖤 Num dia como hoje, 17 de fevereiro, há 25 anos, morria em Brasília (DF), o antropólogo, político e escritor DARCY RIBEIRO. Ele faleceu após mais de 20 anos de luta contra um câncer. Nascido no dia 26 de outubro de 1922, em Montes Claros (MG), Darcy Ribeiro atuou, inicialmente, na área da antropologia e depois passou a trabalhar com educação.

Com apenas 29 anos, tornou-se ministro da Educação, em 1962, durante o governo João Goulart. No ano seguinte, foi ministro-chefe da Casa Civil. Ainda na carreira política, ocupou o cargo de vice-governador do Rio de Janeiro, em 1982, foi secretário de Cultura, coordenador do Programa Especial de Educação e senador, de 1991 até sua morte, em 1997. Durante esses mandatos, também concretizou projetos na área ambiental.

A intensa produção de livros o transformou em um dos imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupou a cadeira 11, em 1993. Nos últimos anos de vida surpreendeu com sua produção de poemas. Na área da educação, criou universidades – foi o primeiro reitor da Universidade de Brasília –, centros culturais e os Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps. Também deixou inúmeras obras que foram traduzidas para diversos idiomas.

Darcy ainda produziu obras etnográficas e de defesa da causa indígena. Em seu último ano de vida, dedicou-se a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação à distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de primeiro grau. Deixou um grande legado para a pesquisa e a ciência nacionais. Como sonhador e visionário que era deixava claro que "Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca". 👏👏👏👏👏👏

#25anosdamortededarcyribeiro
#historiadopensamentosociologicobrasileiro
#GrandesIntelectuaisBrasileiros

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Channel do Brasil (adaptado)

👉 Para saber mais sobre Darcy Ribeiro, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛