terça-feira, 2 de dezembro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 02.12.25 - Bicentenário do Nascimento de D. Pedro II

🛡🫅 2️⃣0️⃣0️⃣ 🎉🛡

🎂👶 Num dia como hoje, há exatamente 200 anos, nascia no palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, D. PEDRO II, sétimo filho e terceiro varão de D. Pedro I e D. Maria Leopoldina, que tornou-se o segundo Imperador do Brasil durante quase cinqüenta anos. D. Pedro II passou à história como um intelectual, apreciador da ciência, das artes e da liberdade de informação e como homem tolerante, aberto ao diálogo e às transformações da vida social. Em 18 de Julho de 1841, Pedro II foi coroado imperador do Brasil. Ele casou-se em 4 de Setembro de 1842, no Rio de Janeiro, com a princesa Teresa Cristina de Bourbon. Desse casamento nasceram os príncipes Affonso (1845-1847), Isabel (1846-1921), Leopoldina Augusta (1847-1871) e Pedro (1848-1850).

Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Áustria – Pedro II, o Magnânimo foi aclamado segundo imperador do Brasil, aos seis anos de idade, após a abdicação de Dom Pedro I, seu pai em 1831, embora só pudesse assumir o trono somente em 1843, quando ele atingisse a maioridade. No entanto, tendo em vista que o Brasil passava por um período ruim na Regência, foi dado o Golpe da Maioridade, fato que possibilitou que Dom Pedro II ascendesse ao título de imperador em 1840, com apenas 14 anos de idade. O imperador influía pessoalmente nas indicações para o Conselho de Estado e para o Senado, e contrariava com freqüência as intenções partidárias.

O reinado de Pedro II é considerado um dos períodos mais longos de estabilidade política e prosperidade. Durante seus quase cinqüenta anos de governo, foram consolidadas as estruturas políticas e burocráticas do império, parte delas perpassaram a república e só pereceriam bem mais tarde. A tímida industrialização ocorrida no Brasil durante o século XIX contou com sua influência; incentivou a cultura e pesquisa e aboliu a escravidão, através de sua filha a princesa Isabel. Foram reformuladas várias escolas e faculdades; instituições como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Arquivo Nacional foram criados inspirado. À Biblioteca Nacional, legaria seu extenso acervo documental, incluindo a coleção de fotografias Teresa Cristina Maria. O seu reinado foi também marcado pela Guerra do Paraguai e por uma crise política, mais ao final do período monárquico.

Pedro II foi deposto no dia 15 de Novembro de 1889 através de um golpe militar do qual fez parte o Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente republicano brasileiro. O imperador deposto viveu então entre Cannes, Versalhes e Paris, onde freqüentava concertos, conferências e o Instituto de França, ao qual se associara. Pedro II faleceu em 5 de Dezembro de 1891, em decorrência de uma pneumonia. Seus restos, trasladados para Lisboa, foram colocados no convento de São Vicente de Fora, junto aos da esposa. Revogada a lei do banimento, em 1920, foram os despojos dos imperadores trazidos para o Brasil. Depositados de início na catedral do Rio de Janeiro, em 1921, foram em 1925 transferidos para a de Petrópolis. Em 1939 foram definitivamente enterrados, em cerimônia presidida pelo presidente Getúlio Vargas. 😞😓😥😢😭

#200anosdonascimentodedompedroII
#bicentenariodonascimentodedompedroII
#historiaimperialbrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o Imperador Dom Pedro II, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛


HOJE NA HISTÓRIA - 02.12.25 - 221 Anos da Coroação de Napoleão Bonaparte

🇫🇷 🛡⚔ 👑 ⚔🛡 🇫🇷

🫅 👸 Num dia como hoje, 2 de dezembro, há 221 anos, na Catedral de Notre Dame, em Paris, o general Napoleão Bonaparte era coroado Imperador dos franceses, ao lado de sua esposa Josefina. Napoleão queria ser coroado na data em que ascendeu ao poder, o que não foi possível devido à diferença ao calendário da Igreja; ser coroado pelo papa implicaria que o poder de Napoleão derivava dele, o que contradizia a Constituição. A solução se deu com Napoleão coroando a si mesmo.

Vindo de uma família italiana da Córsega, ilha do Sul da França, Napoleão estudou na Escola Militar de Brienne. Durante a Revolução Francesa, ganhou destaque ao comandar campanhas militares, sendo nomeado por Paul Barras, líder do Diretório (1794-1799), para reprimir uma revolta monarquista em Paris, conhecida como 13 Vindemiário no calendário revolucionário francês (5 de outubro de 1795 no calendário gregoriano). Em 1796, aos 27 anos, casou-se com Josefina e, logo depois, assumiu o comando da campanha militar na Itália. Em 1798, comandou a invasão militar do Egito, que bloquearia rotas comerciais da Inglaterra.

Napoleão Bonaparte não tinha sangue real e queria, de alguma forma, conciliar o prestígio de uma coroação real com o espírito republicano saído da Revolução Francesa. “Império” e “Imperador” era, portanto, o modo mais seguro de legitimar o seu poder de forma grandiosa, majestática e solene sem retomar os hábitos da antiga monarquia de França, que considerava extinta. Como era esperado, foi uma cerimônia de enorme luxo e aparato, destinada a conferir a máxima solenidade e impacto junto da população.

Napoleão desejava naturalmente legitimar o seu poder, não apenas pessoal como dos seus descendentes e a sua intenção era criar uma dinastia. O Primeiro Império Francês durou até 1815, precisamente o tempo em que Napoleão esteve no poder. Após a sua queda assistiu-se à restauração da monarquia, com Luís XVIII, cujo reinado durou até 1824. O regime bonapartista só regressou ao poder em 1852, com a instauração do Segundo Império Francês, com Napoleão III, sobrinho de Bonaparte, que durou até à derrota da França na Guerra Franco-Prussiana, em 1870. 💣💥⚔

#221anosdacoroacaodenapoleaobonaparte
#historiadoperiodonapoleonico
#napoleaobonaparte

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Napoleão Bonaparte, acesse:




⏳#muitahistoriapracontar⌛

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...